sábado, 20 de abril de 2019

Curta animado "Por um Som Orgânico", com roteiro do Ciberpajé e direção de Fábio Purper é finalista do Prêmio Le Blanc da UFRJ


O curta "Por um Som Orgânico" entrou na lista de 5 finalistas da categoria "curta animado nacional" do II Prêmio Le Blanc de Arte Sequencial, Animação e Literatura Fantástica. O prêmio é promovido pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). A entrega dos troféus aos vencedores será no dia 09/05 de 2019, às 18h, na Escola de Comunicação da UFRJ (Av. Pasteur, 250 - Urca) durante a Semana Internacional de Quadrinhos (SIQ). Veja a lista completa dos indicados nesse link.

IImagem de divulgação do II Prêmio Le Blanc de Arte Sequencial, Animação e Literatura Fantástica

"Por um Som Orgânico" é uma videoHQescultura. Trata-se de uma narrativa visual híbrida que mixa elementos do vídeo, da HQ e da escultura, fazendo ecos com uma HQtrônica e/ou animação. O filme, um curta metragem de 3'48" tem roteiro do Ciberpajé (Edgar Franco) e direção geral e de arte de Fábio Purper Machado, que também é o criador das intensas criaturas escultóricas que atuam no curta. 

Na história um músico pós-humano busca sua encomenda, um instrumento musical vivo. Inicialmente concebida por Edgar Franco como um roteiro de história em quadrinhos, a narrativa se passa em seu universo ficcional distópico chamado "Aurora Pós-Humana", e remete à temática da criação artificial de seres vivos para serem explorados e aos problemas éticos que envolvem o tema.


O curta foi uma das produções artísticas produto da tese de doutorado VideoHQescultura: Uma Poética Narrativa, defendida por Fábio Purper Machado no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG, em Goiânia, sob orientação da Profa. Dra. Rosa Berardo. O Ciberpajé também é professor do PPG Arte e Cultura Visual da UFG.

Em 2018 o curta foi selecionado para as mostras competitivas do II Festival Internacional de Filmes de Horror Morce-GO Vermelho (GO), do 2° Lanterna Mágica - Festival Internacional de Animação (GO) e da 16a. MUMIA - Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MG). 



Leia detalhada resenha de "Por um Som Orgânico" escrita pela cineasta Amanda Ramos para o site Pipoca com Pequi.

O Ciberpajé com os bonecos-esculturas que protagonizam o curta "Por um Som Orgânico"

Nenhum comentário:

Postar um comentário