quinta-feira, 4 de julho de 2019

Curtas em animação stop motion com roteiro do Ciberpajé e direção de Luciano Irrthum selecionados para o V CineCaos 2019


O curta de animação stop motion "Killed by my low tech bot golem slave" (assista-o aqui), também um videoclipe da banda Posthuman Tantra, com direção e criação de Luciano Irrthum, e conceito e roteiro do Ciberpajé (Edgar Franco), foi um dos filmes selecionados pela curadoria do "V CineCaos". O festival acontecerá em Cuiabá, no Mato Grosso, em agosto. O curta apresenta um roteiro que ironiza e explicita o tema da revolta das máquinas pós-humanas contra a escravização dos humanos. Toda a criação e manipulação dos bonecos foi desenvolvida por Luciano Irrthum, para o roteiro e a música criados pelo Ciberpajé.

Frame do curta  "Killed by my low tech bot golem slave"

 Frame do curta  "Killed by my low tech bot golem slave"


                                      Frame do curta "Killed by my low tech bot golem slave"


Além de "Killed by my low tech bot golem slave", outro curta com criação e direção de Luciano Irrthum foi selecionado para a mostra, o curta de animação stop motion "Bicho Papão", que foi baseado em uma história em quadrinhos desenhada pelo Ciberpajé na década de 90 e publicada no fanzine Arghhhh, editado pelo lendário Petter Baiestorf.


 Frame  do curta "Bicho Papão"

Frame do curta "Bicho Papão"

Página do Facebook do Cinecaos com a lista dos filmes selecionados

O CineCaos é uma mostra de cinema, audiovisual e música que se propõe a exibir filmes fora do circuito comercial e trazer bandas locais do segmento underground. A mostra é focada na produção nacional a partir de experimentações e filmes sobre temáticas inusitadas. A mostra traz para o público as manifestações do audiovisual que não encontram espaço na sala de cinema tradicional e da mesma maneira busca bandas locais que também não estão necessariamente inseridas em grandes circuitos comerciais.

Cataclismas, Hecatombes e Delírios de Poder’ é o tema da Mostra 2019; Curadoria promete manifesto contra política nacional de cortes através de filmes atuais, com temáticas inusitadas e politicamente relevantes. A mostra acontece na UFMT nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto de 2019. E também haverá oficinas, entre os dias 5 e 9 de agosto na UFMT, ofertadas por profissionais de todas as áreas cinematográficas. A ideia é que os participantes, durante este processo de aprendizagem, produzam um filme do gênero a custo zero. Eliete Borges, que compõe a curadoria ao lado de Petter Baiestorf e Ivandro Godoy, explica que a intenção foi selecionar aqueles “que fazem afronta ao poder vigente, a esses ‘delírios do poder’ anunciados na temática”. O termo citado faz referência ao livro homônimo da filósofa Márcia Tiburi, com quem Eliete afirma ter proximidade de pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário