terça-feira, 9 de julho de 2019

[Resenha] Ciberpajé - Meu Teto Infinito: se a humanidade despertar a tempo e reanimalizar-se, talvez seja possível a coexistência com Gaia, por IV Sacerdotisa Danielle Barros


Meu Teto Infinito é um dos EPS mais lindos feitos pelo Projeto Ciberpajé e parcerias! Diante de EPs anteriores (alguns com uma ambientação mais sombria) fui com "pré" conceito ao ouvir este. Coloquei o fone de ouvido, quando dei o play na primeira música, me senti flutuar...até deitei na cama e fechei os olhos. Aforismo I é uma canção MARAVILHOSA! Sem falar na letra do aforismo, linda! Aforismo II gostei também, ela já sai da placidez e começa a agitar nosso íntimo, a letra mais densa, traz uma verdade incômoda, fala de morte à espécie humana, destruidora de Gaia.

Atentei-me mais ao sentido dos aforismos na segunda audição, pois na primeira não prestei muita atenção a eles, achei as músicas bem melodiosas e fiquei curtindo o todo. Aforismo III pensei que fosse toda instrumental, e imaginei que o Ciberpajé não fosse recitar. Ele deixou o aforismo para o último momento - e sei que não foi por acaso,- parece um bote final, pois a mensagem é o " bote final" que pega os despreparados no último instante.


Clique na capa do EP para ouví-lo na íntegra

E a Capa? LINDAAAAAA! A espada fálica diante da mulher, ao centro, como um protetor. Os guardiões nas laterais, estão com os olhos fechados, mas enxergando pelo terceiro olho. Um ovo cósmico circula tudo. A espada mítica sobre o planeta Terra, em sua defesa. A arte com as cores da transcendência. Tantas simbologias a desvendar! Capa maravilhosa, como sempre!

Refletindo o teor das letras, talvez o Aforismo III seja uma alternativa ao Aforismo II, ou seja, se a humanidade despertar a tempo, reanimalizar-se, se exterminar a cultura vigente, talvez seja possível a coexistência com Gaia. Meu Teto Infinito é uma obra para curtir, viajar, refletir, meditar. Uma verdadeira trilha/ambientação de ficção científica! OS EPs do Projeto Ciberpajé estão cada vez melhores. As produçõies seguem investindo na qualidade sonora, no conceito, e inovando nas entonações, adorei! Parabéns ao Ciberpajé e à banda inglesa Xa-Mul pelo lançamento. Um dos melhores! Grata por nos presentear com sua arte.

*IV Sacerdotisa Danielle Barros - é artista multimídia, doutora em arte/ciência e educação pela Fiocruz/RJ e professora da UFSB, em Teixeira de Freitas (BA).




Nenhum comentário:

Postar um comentário