sábado, 6 de julho de 2019

[O Ciberpajé Recomenda] O Padrão dos Dedos, livro de contos de Fausto Ramos


O Padrão dos Dedos: Caos, Cotidiano, Magia e Surrealismo


Fausto Ramos é um artista multimídia que tem se notabilizado pelo trabalho fantástico em seu canal CaoSofia, dedicado a estudar magia e suas conexões com a filosofia, a arte e a psicologia. Fausto também é dançarino, ilustrador, quadrinhista, poeta, ensaísta e, pasmem, matemático! Um ser pós-renascentista que navega pelo fluxo hipertecnológico e hiperinformacional mergulhado em referenciais sólidos do passado e da atualidade.

Agora ele nos mostra mais uma de suas facetas, a de contista, lançando seu primeiro livro, "O Padrão dos Dedos", que foi contemplado pelo Funcultura do estado do Espírito Santo. A obra já mostra a que veio pela arte de capa instigante de João Miranda, e começa nos impactando já no primeiro conto "Peso", uma narrativa que nos fisga e revela todo o aspecto onírico, mágico e surreal que permeia a obra.

Os contos são curtos e envolventes. A prosa de Fausto flui sem rococós ou recursos rocambolescos, é direta e forte, mas sabe reservar sutilezas sensíveis em muitos momentos, principalmente no desfecho das tramas, como no sensacional "Sobre Arcos e Tangentes" - um conto aparentemente autobiográfico que nos incita a refletir sobre o tempo, e o sentido da existência. O fator cotidiano é a base das histórias e torna-nos próximos delas, e a aparente trivialidade da existência sofre reviravoltas ora mágicas, ora fatídicas, não permitindo ao leitor prever o que virá, vide os dois contos em sequência "Homem Paradoxal" e "Óculos". " O Padrão dos Dedos" é uma estreia vibrante e emocionante, o Ciberpajé recomenda!

Serviço:
"O Padrão dos Dedos"
Contos de Fausto Ramos
Editora Artes e Letras - Vitória ES
110 pgs - 2019
Para adquirir: Loja CaoSofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário