segunda-feira, 11 de novembro de 2019

[Lançamento] "Conversas com o Ciberpajé", novo livro reúne 7 anos de entrevistas sobre processos criativos transmídia e ideário do Ciberpajé

Capa do livro "Conversas com o Ciberpajé", arte de Erik Thurm. Clique na imagem para baixar o e-book

O livro "Conversas com o Ciberpajé: vida, arte, magia e transcendência” reúne 7 anos de entrevistas inéditas com o Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco) tratando de seus processos criativos artísticos transmídia no contexto da "Aurora Pós-humana" e de seu ideário.

A obra acadêmica é o resultado da conexão entre grupos/projetos de pesquisa de três universidades federais, sendo eles: Grupo de Pesquisa Criação e Ciberarte (Cria_Ciber), da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenado pelo Dr. Edgar Franco; Projeto CiArtE - Ciência, Arte e Ensino da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), coordenado pela Profa. Dra. Danielle Barros; e Editora Marca de Fantasia - ligada ao NAMID - Núcleo de Artes e  Mídias Digitais do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenada pelo Prof. Dr. Henrique Magalhães.

O livro editado pela Marca de Fantasia - que já publicou outros 3 livros de acadêmicos analisando a arte do Ciberpajé - compila sagazmente 7 anos de entrevistas inéditas realizadas com o artista transmídia pela pesquisadora de sua obra, Dr. Danielle Barros, a IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana. A obra, com capa exclusiva criada pelo artista Erik Thurm, é ricamente ilustrada e foi publicada no formato e-book para livre acesso de todos. BAIXE-O AQUI.

Leia texto de apresentação do livro, escrito pelo Prof. Dr. Henrique Magalhães, editor da Marca de Fantasia:

No Brasil não temos muito o hábito de registrar em livro os diálogos acadêmicos sobre qualquer domínio, sobretudo quando se trata do universo dos quadrinhos. A obra “Conversas com o Ciberpajé: vida, arte, magia e transcendência”, escrita a quatro mãos por Edgar Franco e Danielle Barros, vem preencher uma lacuna e apresentar em miúdo um dos trabalhos mais significativos desse surpreendente artista nacional.

Não se trata apenas de uma livro biográfico sobre a personalidade criativa de Edgar Franco, embora também o seja, com uma profusão de registros fotográficos que iluminam sua trajetória. É também um ensaio com perguntas e respostas dissertativas e provocativas sobre suas várias expressões artísticas.

Além da produção acadêmica – Edgar Franco é Professor Doutor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás -, atua na criação de quadrinhos poético-filosóficos, HQtrônicas e HQforismos, performances com músicas eletrônicas e experimentais de sua autoria e projeções de realidade aumentada, fanzines, revistas e álbuns, ensaios fotográficos, vídeos e organização de eventos. Tudo isso em torno da “Aurora pós-humana”, que é o campo conceitual cibernético que move sua obra.

O livro é uma compilação de anos de conversas entre Danielle Barros  –  Professora Doutora da Universidade Federal do Sul da Bahia – e o Ciberpajé – o próprio Edgar Franco em sua recriação. Danielle afirma que “quem conhece ou já assistiu alguma palestra, aula ou teve a oportunidade de conversar com Edgar Franco, o Ciberpajé, sabe o quanto é impactante e mesmerizante ver e ouvi-lo falar”.

As entrevistas investigam os processos criativos também a partir de experiências de Edgar com o uso de enteógenos, substâncias naturais e procedimentos de ampliação da mente. Para Danielle, a obra busca “disseminar amplamente seu ideário permitindo a outras pessoas acessarem esse rico conteúdo nascido das relações etnobotânicas do Ciberpajé com as plantas de poder e outras formas de estados não ordinários de consciência”. HM



Sumário do livro "Conversas com o Ciberpajé"


Página do livro "Conversas com o Ciberpajé"

Expediente do livro "Conversas com o Ciberpajé"


Volante de divulgação da obra pela editora Marca de Fantasia. Clique na imagem para baixar o e-book



Conversas com o Ciberpajé:
Vida, arte, magia e transcendência

Edgar Franco & Danielle Barros
Paraíba: Marca de Fantasia, 2019. 275p.
ISBN 978-65-5053-014-3 - Edição Digital - BAIXE-O AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário