domingo, 26 de julho de 2020

[O Ciberpajé Recomenda] Alfa Serenar - Via: Um disco transformador para as Alvoradas!




Existem discos perfeitos para você ouvir na alvorada, alguns no crepúsculo e ainda outros na madrugada. Os álbuns da alvorada são para mim aqueles repletos de luz, com o fulgor do sol nascente e a vida pulsante dos cantos dos pássaros, também com a sutileza da neblina matinal. E são álbuns que eu sempre ouço pela manhã, obras como "Demons and Wizards" do Uriah Heep, "Relayer" do Yes, "Wildhoney" do Tiamat, e "Agartha", do Alpha III. 

Pois bem, casualmente nessa manhã de 26 de julho da pandemia, observando o sol matinal e o jardim da janela de minha Oca, coloquei os fones para ouvir o álbum Via, do Projeto Alfa Serenar, capitaneado pelo artista multimídia Rafael Senra, e fui surpreendido por um dos discos mais fascinantes de "alvorecer" que já ouvi na vida. Uma obra fulgurante, vibrante, repleta de sutilezas e atmosferas que vão do doce ao luminoso, da serenidade à melancolia. 

A obra como um todo é uma experiência quase atávica, ouvindo todas as faixas na sequência, ainda nos primeiros 15 minutos senti-me em estado de transe, como se estivesse em um campo vibracional mais elevado, e eu sempre me surpreendo com a força da boa música em transmutar-nos interiormente. Nesse álbum todas as faixas são impactantes, obviamente algumas tocaram-me mais profundamente como a arrepiante e densa "Tea on A Gravestone", e a grandiosa "The Silk Road", que vai num crescendo e ao final - com suas percussões profundas - não esconde as influências de Dead Can Dance. Assim como a fascinante "Voyage's End" com serenas melodias de arrepiar a alma! Dentre as faixas com letras que são cantadas por Senra - e não escondem os ecos de Clube da Esquina e 14 Bis, tornando-se canções de acento folk mineiro (mesmo cantadas em inglês) -, destaco a bela "Flight Discovery". 

Nessa magistral e luminosa viagem sonora é possível percebermos ecos de progressivo, shoegaze, psicodelia, trance, post-rock, post-black metal, música folk europeia, música popular mineira, e tudo isso transforma-se em uma sonoridade singular e única! O disco foi mixado e masterizado pelo grande musicista e engenheiro de som Alan Flexa, um dos nomes mais importantes do Brasil na área de produção musical. Via, como o nome já diz, é um caminho e nesse caso cheio de surpresas e maravilhamentos musicais, tornou-se desde já um de meus álbuns prediletos para as alvoradas, e transformou minha vida e meu dia nessa manhã, fazendo-me olhar com mais afeto para o mundo, os outros seres e nossa espécie nesse momento tão dramático da existência humana. Para mim arte é isso, é a essência capaz de transmutar-nos e foi isso que o Alfa Serenar fez comigo. O Ciberpajé recomenda!

Ouça Via agora em uma das plataformas abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário