quarta-feira, 29 de julho de 2020

[Lançamento] História em Quadrinhos e Arquitetura: livro do Ciberpajé ganha 3ª edição em e-book

Baixe o e-book NESSE LINK

História em Quadrinhos e Arquitetura é um livro pioneiro. Em formato de ensaio a obra foi uma das primeiras publicações brasileiras a tratarem especificamente das relações entre os universos criativos da arquitetura e dos quadrinhos. A semente da obra nasceu ainda nas pesquisas de Edgar Franco (Ciberpajé) durante a graduação em arquitetura e urbanismo na UnB (Universidade de Brasília) na década de 90 sob a orientação da notória pesquisadora Sylvia Ficher. A pesquisa avançou e a primeira edição do livro foi publicada pela editora acadêmica Marca de Fantasia (Ligada ao NAMID - Núcleo de Artes Midiáticas do PPG Comunicação da UFPB) em 2004.

Em 2012, já depois de alguns anos da edição em suporte papel estar esgotada, foi publicada a segunda edição do livro dessa vez já em formato e-book. Nesses 16 anos desde a primeira edição o interesse dos leitores pelo ensaio pioneiro segue renovado, com isso a editora Marca de Fantasia propôs ao Ciberpajé a publicação da terceira edição também em e-book e para download livre. O quadrinhista, pesquisador e professor Titular Henrique Magalhães (UFPB) resume a proposta do livro:

A criação sem condicionamento, sem fronteiras físicas e espaciais certamente é o que seduz os arquitetos ao mundo dos quadrinhos. Mais que o objetivo prático de realização por meio das imagens desenhadas pode estar o resgate da liberdade infantil, assim como a possibilidade do fazer poético, num mundo cada vez mais instrumental.

Edgar Franco, arquiteto, quadrinhista, professor de Artes Visuais e pesquisador deve enxergar os quadrinhos como o espaço dessas possibilidades por meio de seu universo mítico, poético, surreal e filosófico. Com o livro História em Quadrinhos e Arquitetura Edgar nos mostra com maestria como a interseção dessas duas artes pode ser fecunda.

Num panorama que vai dos primórdios da linguagem ilustrada e sequencial aos quadrinhos contemporâneos, Edgar traça, com inúmeros exemplos, as diversas expressões de quadrinistas que buscaram na arquitetura o elemento fundamental para a realização de suas narrativas. Por outro lado, nos aponta os arquitetos que ultrapassaram a fronteira do racionalismo para se fazer concretos no mundo dos sonhos. HM

Baixe o e-book Histórias em Quadrinhos e Arquitetura clicando na imagem abaixo:


História em Quadrinhos e Arquitetura


Edgar Franco
Paraíba: Marca de Fantasia, 
ISBN 

Edição digital



Um comentário: