sábado, 26 de dezembro de 2020

[O MURO ANCESTRAL] Ciberpajé cria microconto de FC inspirado em videoarte e grafite a convite dos artistas Amante da Heresia e Nathália Brito

Arte de Amante da Heresia

O artista multimídia Amante da Heresia convidou o Ciberpajé para criar um microconto de Ficção Científica inspirado em uma videoarte de sua autoria que retrata um grafite feito pela artista Nathália Brito (inner trips). Confira a videoarte e na sequência o conto do Ciberpajé "O Muro Ancestral".




O MURO ANCESTRAL*


Aquele muro era um furo no hipercortex da galáxia. Em um quase beco desimportante de outra megalópole sufocante durante o colapso da espécie parasitária. Mas quem saberia que a chave cósmica para a transmutação pós-humanista só poderia ser aberta com os sigilos hieroglifos cubais corretos? Chegar à complexa imagem certa era muito mais difícil do que resolver aqueles cubinhos mágickos tolos das configuraçõezinhas de lamentinhos dos cenobitinhas do Clive.

Ninguém sabia, ou se lembrava, que quando o primeiro nativo brasileiro caminhou naquele sítio já estava ali um muro. Quando os desbandeirantes chegaram para destruir, o muro não caiu, e quando os candangos vieram pra sofrer, o muro seguia lá no meio do cerradão planalto centralino. Um muro monolito muito mais misterioso que o MONOmito de 2001, e mais estranho que o desmuro de Berlim. Como ninguém explicava o muro, incorporaram-no às suas construções, chapiscaram, rebocaram, pastilharam, maquiaram o muro ancestral que era feito de um material inexpugnável. Mas só o muro sem os hieroglifos de nada valia, era como espermatozoide sem óvulo, bUchecha sem claUdinho, desse jeito aí.

Pois bem, um dia a tampa encontrou sua panela, e ela reluzia azul em uma cabeleira pós-sereia. A sacerdotisa transumana com sua rebeldia suburbana pré-apoKAliptiKa teve um sonho invoKado com um exu transgênico lhe desenhando um treco estranho. Quando ela acordou viu uma mariposa preta revoando na sua cabeça, pegou suas armas-sprays e seguiu a mariposa pelas ruas encardidas da cidade desfalecida. E a sacerdotisa viu o muro e sua espinha arrepiou-se. Assim, em um impulso selvagem, iniciou sua dança cósmica borrifando a força da arte soprada pelo tal exu na face tenra do muro ancestral.

Quando a dança da criação concluiu o seu intento e os sigilos hieroglíficos estavam concluídos, do muro nasceu o vortex primal boitatá que engoliu o mundo em um milissegundo, regurgitando-o cem trilhões de anos depois de uma forma diferente, de um jeito que nem sei explicar, indizível, infalável (não infalível) – no estilão do Lovecraft. É isso que virou, um mundão novo inominável, ou quase isso!


*Ciberpajé



Nenhum comentário:

Postar um comentário