sábado, 13 de março de 2021

[Festival On-line Hoje] Álbum em quadrinhos "Ecos Humanos", de Eder Santos e Ciberpajé, integra "Festival Aldir Blanc - Araraquara"

Trecho de matéria no Jornal A Cidade On-line de Araraquara


O Festival Aldir Blanc reúne produções variadas de artistas de Araraquara, no penúltimo dia de sua programação neste sábado, 13 de março de 2021. Música, dança e HQ's comandam as atrações gratuitas, a partir das 20 horas, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube.

Os trabalhos apresentados são os seguintes: "Marina, uma Estrela que Brilha", por Nalini; "Odottemita no Brasil", por Monique Modolo Santin; "MARKERlinidade: resgate da masculinidade não tóxica através do yaoi", por Michele Delbon Silva; e "Ecos de uma História em Quadrinhos- O processo de produção da HQ Ecos Humanos", por Eder Santos.

Eder Santos, artista de Araraquara, desenhou o roteiro de Ciberpajé para o álbum Ecos Humanos e foi premiado no projeto de lei Aldir Blanc para realizar uma exposição on-line tratando do processo criativo do álbum. A Lei Aldir Blanc dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19. Esta em Araraquara, conta com o suporte da Prefeitura de Araraquara - por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do FUNDOARA.

"Ecos de uma História em Quadrinhos- O processo de produção da HQ Ecos Humanos", por Eder Santos - Confira hoje a exposição a partir das 20 horas nesse link.

A exposição propõe a apresentação da produção de algumas páginas do álbum de história em quadrinhos "Ecos Humanos", desenhada pelo artista Eder Santos em parceria com roteirista Ciberpajé e lançada em 2018 durante o FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte/MG). 

Trabalho pelo qual o artista foi indicado ao "Troféu Ângelo Agostini" na categoria melhor desenhista de 2018. A exposição pretende mostrar todo o processo do autor na produção das páginas, os esboços de concepção das personagens, esboços de páginas, páginas a lápis e arte finalizadas. 

"Ecos Humanos" é também ambientado em um período que pode ser chamado de "Crepúsculo Pós-humano". O álbum traz uma narrativa completamente muda, estruturada em dois personagens transgênicos híbridos de humano e lobo guará. 

A história apresenta-nos um retorno à cultura arcaica de seres em pleno ocaso pós-humano. As tensões entre imanência e transcendência, segurança e êxtase, estruturam a narrativa visual sem palavras, configurando-se como um convite à reconexão cósmica.

Saiba mais sobre Ecos Humanos e adquira seu exemplar no link:

Eder Santos e o Ciberpajé no lançamento de Ecos Humanos no FIQ




Nenhum comentário:

Postar um comentário