sábado, 27 de março de 2021

[Resenha] EP CIBERPAJÉ - ODOR DO INFINITO: minutos não ordinários de experiência além da música! Por Guga Burkhardt, do Acclamatur Zine

Arte do Ciberpajé

Quando você pensa em algo produzido, inspirado a partir de experiências de estado não ordinário de consciência com o uso do enteógeno Ayahuasca, logo pensa num som etéreo e viajado. Porém o que ouvimos aqui nesse EP é um clima inspiradíssimo em Doom Metal, talvez pela parceria com o Projeto Antar, de Curitiba. Antar é o codinome musical e mágico de José Eliézer Mikosz, artista transmídia, pós-doutor e professor da Unespar, e ex integrante da banda Black Metal, a Murder Rape.

Ciberpajé é a incorporação artística/transcendental do grande artista transmídia, Edgar Franco, mestre, doutor, pós-doutor e professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Doutorado em Arte e Cultura Visual da UFG, que trafega colossalmente (pelo volume de suas produções) na literatura (com seus aforismos), na música, nos quadrinhos (como ilustrador e roteirista), em performances questionadoras com o seu projeto Posthuman Tantra. 

Neste EP ele nos trouxe a árdua tarefa de sonorizar seus aforismos sobre experiências completamente pessoais e introspectivas, como devem ser esses momentos nesses estados de consciência. O que sentimos aqui, em pouco mais de 7 minutos distribuídos em 03 faixas, primeiramente é a curiosidade e o aguçamento da nossa imaginação/intuição ao acompanhar o texto e os títulos, percebendo o quanto a música tem o poder de ampliar nossa percepção ao ponto de chegarmos mais próximos de imaginarmos, por exemplo, como seria "O Odor do Infinito", a primeira faixa do EP. Com uma pegada mais “rápida”, a segunda música, "Salamandras Azuis", carrega naturalmente uma luminescência justificada também pelo aforismo: “Na capa da lua copulam salamandras azuis e anjos grises. Todos somos o uivo do lobo.” O belo solo nos transcende também. E talvez em "A Chave da Integralidade", última faixa do EP, você compreenda que a explosão e fragmentação, são portas para o autoconhecimento.

Escute esse mergulho tão pessoal e tão bem compreendido nessa parceria. São minutos não ordinários de experiência além da música!

*Guga Burkhardt – É artista visual, criador de artes de capas emblemáticas de inúmeras bandas do underground brasileiro, ativista cultural e editor do Acclamatur Zine @acclamaturzine

Ouça Ciberpajé - Odor do Infinito clicando na arte de capa do EP abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário