quarta-feira, 9 de março de 2022

[Lançamento] Estrelas Cósmicas - Videoclipe sobre a Guerra da Amorosidade em Tempos de Caos e Ódio!

A proposta do videoclipe foi a de que Amante da Heresia criasse uma expressão visual para a música "Aforismo I: Estrelas Cósmicas" (Assista-o Neste Link), faixa do EP Desdogmas, gravado pelo Ciberpajé em parceria com a banda Diavolos.

A única sugestão dada pelo Ciberpajé ao convidar Amante da Heresia para criar o video foi a de que pirateasse desenhos seus para construí-lo. O resultado surpreendeu a ambos pelas sincronicidades. A primeira delas foi o fato de que Amante da Heresia optou por simular um arcade com batalha espacial como proposta narrativa - curiosamente o tipo de games que o Ciberpajé mais jogou na sua adolescência e que instalou em sua tablet adquirida recentemente.

A segunda sincronicidade foi a escolha de Amante da Heresia ao utilizar as artes do Ciberpajé para criar as espaçonaves do vídeoclipe-game, pois em uma história em quadrinhos chamada "O Redescobrimento", criada pelo Ciberpajé no ano 2000, e posteriormente publicada na revista Quadreca (ECA/USP), ele utilizou a arquitetura de igrejas de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) e de Oscar Niemeyer como base para criar as espaçonaves da HQ. Amante da Heresia desconhecia esses fatos, e tais sincronicidades Cósmicas só provam a sintonia artística entre os criadores! 


 
Segue texto de [A]m[A]nt[E]:|:da:|:h[Er[E]si[A] sobre o processo criativo da obra: 

desde o inigualável ciberpajé, nasceu à mim um convite: fazer um videoclipe! mas com uma única condição: liberdade total para piratear seus desenhos. o que pode acontecer, quando se dá como condição a um pirata aquilo que ele mais gosta de fazer? sincronicidade! eis a resposta! deixar ser pirateado é o mesmo que deixar-se ser pirata! mas de uma ordem especial: o pirata que se coincide, tanto com o seu próprio tesouro, quanto com a busca de um tesouro. 

no fim das contas, um puta convite para um pirata puta! hahaha em meu convés, fiquei dando voltas. ora folheando álbuns ciberpajeanos, ora buscando pela rede. eu queria encontrar um tesouro raro. aquele de preço impossível & de valor incalculável devido ao modo que nos relacionamos com ele. foi quando vi, em um dos meus álbuns ciberpajeanos, o desenho feito para mim, pelo próprio punho do ciberpajé, como dedicatória. eis o meu tesouro! mas... meu mesmo? só porque foi feito para mim? mas ele não foi realizado sob o gesto de uma meditação de presença? um tesouro de outra ordem... agora, imaterial! 

foi então que surgiu a ideia de que a raridade deste tesouro seria a combinação entre estes dois ingredientes: a materialidade do desenho único & a imaterialidade do gesto cósmico! o gesto do ciberpajé é um gesto de dádiva & de generosidade. um gesto que irradia amor. um verdadeiro jogo de guerrilha contra a máquina de guerra do ódio. uma teia de sentidos que representa o mundo & ele mesmo. desde ai comecei a fazer o meu próprio jogo: apropriação, combinação, jogos de encruzilhadas & recolocação em outro contexto, de preferência em outro contexto inusitado. 

primeiramente me apropriei do máximo de desenhos-dedicatórias. depois passei a recombiná-los entre si para gerar outros desenhos. logo vi que encruzilhavam como fantásticas naves espaciais. zap! zim! vrum! zarparam em velocidade de dobra para um contexto retrô de árcades. mas sem saudosismos, pois é para o futuro que seguimos. & não sobre qualquer tipo de passos, mas sim sobre um tipo ciborguepunk-amante-da-heresia-metartista-transmídia-da-incerteza de grande coração que se movimenta em jogos de amores, dádivas e diversão criativa. assista ao videoclipe, pois aqui acabam o sentido de minhas palavras & sentidos. agora é a sua vez. boa viagem, divirta-se & ame. léo pimentel 

[A]m[A]nt[E]:|:da:|:h[Er[E]si[A] &
mEt[A]²rtist[A]:|:tr[A]nsmídi[A]:|:da:|:inc[E]rtEz[A]

Assista Estrelas Cósmicas abaixo ou diretamente no Youtube:




Nenhum comentário:

Postar um comentário