quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG) recebeu a pesquisadora Javiera Irribarren Ortiz da Univeridade de Columbia (New York - USA)

No dia 24 de agosto de 2022, o Grupo de Pesquisa Cria_Ciber, coordenado pelo Ciberpajé (aka Edgar Franco) e ligado ao Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da  Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, recebeu a pesquisadora e professora Javiera Irribarren Ortiz (Univeridade de Columbia - New York - USA) para um encontro em que apresentou sua pesquisa de PHD em desenvolvimento e teve a chance de conhecer todas as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do grupo.

Javiera investigou a obra BioCyberDrama Saga, de Ciberpajé e Mozart Couto e apresentou comunicação sobre ela em congresso internacional com o título Techno-Eugenics and Futuristic Racism in BioCyberDrama Saga. A comunicação foi apresentada na Inglaterra, no congresso Comics and the Latin American City (25 e 26 de junho de 2019, na Universidade de Manchester/UK). Atualmente  ela está elaborando um artigo científico sobre a mesma obra que será publicado em periódico acadêmico, para tanto realizou uma longa entrevista com o Ciberpajé tratando de aspectos relacionados ao processo criativo, conceitual e poético de BioCyberDrama Saga.

Javiera Irribarren Ortiz possui mestrado em Literatura e Bacharelado em Literatura Hispânica em Estética pela Pontificia Universidade Católica de Chile. Atualmente, está concluindo um doutorado em Culturas Latino-Americanas e Ibéricas junto à Universidade de Columbia. Sua pesquisa se concentra em Narrativas Transmídias e Gráficas, Novas Mídias e Literatura Latino-Americana de Ficção Científica e Ficção Especulativa. Integra a “Red de Investigadores de Narrativa Gráfica” (RING).

A Pesquisadora Javiera Ortiz em primeiro plano, durante o encontro com o Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG)

No encontro com o Cria_Ciber  Javiera tratou do escopo geral de sua pesquisa de doutorado e depois conheceu as pesquisas de criação artística de todos os integrande do grupo presentes ao encontro, sendo eles: Pós-Doutorando Gazy Andraus, Pós-Doutorando Léo Pimentel (Amante da Heresia), Doutoranda Ana Laura Torquato, Doutorando Alysson Plínio Estevo (Drakkar), Doutorando  Ícaro Lênin, Doutorando Frederico Carvalho Felipe (Fredé CF), e o mestrando Rennan Pereira Queiroz. A reunião foi muito produtiva e ao final os pesquisadores presentearam Javiera com muitas de suas obras.

Javiera também posou com o Cria_Ciber para a famosa "pose acadêmica"!

O Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG) agradece à pesquisadora Javiera Irribarren Ortiz pela visita e pelas novas conexões em processo a partir desse instigante encontro! Veja mais fotos do encontro.







  


Nenhum comentário:

Postar um comentário