quinta-feira, 11 de agosto de 2022

[Festival Internacional] "The Wolf Copulating with the Forest": animação experimental inspirada em experiência psicodélica e criada em IAs pelo Ciberpajé é selecionada para o Festival Internacional de Cinema Randfilmfest, da Alemanha

A animação experimental "O Lobo Copulando com a Floresta",  inspirada em uma experiência visionária com a ingestão do enteógeno Ayahuasca e criada completamente em redes neurais e inteligências artificiais no contexto do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), foi selecionada pela curadoria da nona edição do Randfilmfest - Festival Internacional de Cinema que acontecerá na cidade de Kassel, na Alemanha, entre os dias 15 e 18 de setembro de 2022.

"O Lobo Copulando com a Floresta" (The Wolf Copulating with the Forest) é uma animação experimental que integra uma série de 5 animações curtas todas inspiradas nas visões e sons experienciados pelo Ciberpajé em uma noite de lua cheia na natureza em uma roda sagrada de ingestão do enteógeno Ayahusca. A experiência, que durou cerca de 12 horas, envolveu a ingestão de 3 doses da substância em intervalos de cerca de 4 horas e produziu inúmeras visões e sensações que foram devidamente anotadas e relatadas em um caderno de anotações do Ciberpajé após a experiência. O resultando artístico inicial dessa experiência foi a história em quadrinhos NUASKA, publicada no álbum em quadrinhos Enteogênicos (Ciberpajé - Editora Criativo, 2019) com cinco páginas - cada uma trazendo uma das imagens/visões das 5 fases da experiência percebidas pelo artista, e o EP musical do projeto Posthuman Tantra também chamado NUASKA (ainda ínedito) com 5 faixas musicais que tentam recriar as sensações auditivas da experiência.


No momento o Ciberpajé está desenvolvendo o novo desdobramento artístico da experiência visionária, uma série de cinco animações experimentais criadas completamente com o auxílio de inteligências artificiais, utilizando os relatos escritos e rascunhos desenhados como base para a geração das sequências visuais que compõem as animações. As músicas utilizadas nas animações são as cinco faixas do EP Nuaska e cada uma delas representa uma das fases definidas pelo artista a partir de suas visões e sensações. A primeira animação a ser concluída foi "The Wolf Copulating with the Forest" (O Lobo Copulando com a Floresta), baseada na segunda fase da experiência e com 2 minutos de duração.  Nela a música e as imagens buscam traduzir poeticamente as sensações sonoras e visões desse momento específico da experiência.

"The Wolf Copulating with the Forest" tem direção, animação em rede neural e edição realizadas pelo Ciberpajé (a.k.a. Edgar Franco), música do Ciberpajé criada para seu projeto musical Posthuman Tantra com masterização de Alan Flexa no Estúdio Zarolho Records, em Macapá. A animação é uma produção do Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG), Goiânia, Brasil, 2022.

O Randfilmfest é um festival alemão dedicado a filmes fora do eixo e experimentais. Há nove anos, visitantes de todo o mundo vão a Kassel para experimentar uma programação com filmes de ruptura em uma atmosfera especial. Diretores e atores de destaque, performances fascinantes, uma seleção de filmes escolhida a dedo e discussões com o público que só existem no Randfilmfest.Os requisitos principais da curadoria do festival para a seleção dos filmes é que eles devem ser "estranhos, selvagems, e muito experimentais". O Ciberpajé e o Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG) estão honrados com a seleção para esse notório festival de cinema de ruptura! 


2 comentários:

  1. Suas experimentações não conhecerão um final, pois a sua criatividade e a sua sede por conhecimento são infinitas. Parabéns! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma viagem exploratória bem sucedida, rendendo frutos do lado de cá da existência! Aplaudo!

    ResponderExcluir