terça-feira, 30 de agosto de 2022

[Resenha] Videoclipe "O Luto da Vitória": um convite psicodélico e surreal a determinadas contemplações, por Joaquim Ghirotti


O Ciberpajé continua produzindo sem parar! Muito bacana essa nova produção "O Luto da Vitória", videoclipe em animação de seu projeto musical Ciberpajé - assista-o aqui. Um convite psicodélico e surreal a determinadas contemplações. Adorei a guitarra lisérgica de Alan Flexa, com o wah wah em um solo blueseiro, simples, mas elegante e melódico.

As imagens me lembram de inúmeras referências: Bosch, Beksinski, Roerich, Barlowe. O som, fugindo um pouco da maioria da produção que o Ciberpajé desenvolve, é uma especie de cyber-hard rock, muito bem gravado! Demonstrando já uma grande maturidade nas produções. Também impressiona como as técnicas de gravação melhoraram desde que ele começou a fazer música, muitos anos atrás. E gostei bastante da letra também. Inclusive a mensagem de respeito aos animais, uma barreira que o Ocidente precisa superar em algum momento (aliás, o mundo). 

Voltando as artes, gostaria de ver mais vídeoclipes usando dessa tecnologia. Lisérgico, surreal e convidativo, o efeito é muito interessante e casa perfeitamente com o tom, atmosfera e temática das imagens, criando uma hipnótica ambientação. Parabéns! O hard rock soturno, com a voz em recitação, nos leva pela melodia dos teclados, que me lembram inclusive a saudosa trilha de Spectreman. Já imagino uma apresentação ao vivo. Um mergulho no surrealismo e em riffs industriais, com alucinantes imagens projetadas. Muito bom! Parabéns pela consistente produção!

Joaquim Ghirotti é autor, diretor, musicista  e doutor em comunicação pela ECA/USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário