quarta-feira, 16 de outubro de 2019

[Ciberpajé na TV] Edgar Franco recita o poema/aforismo "Hino de glorificação à eterna solitude" no "Dia de Poesia '19" da TV UFG



O Dia de Poesia é um projeto especial da TV UFG em que poetas e amantes de poesia são convidados a gravarem poesias de autoria própria ou de outros autores. Em 2019 foram 170 poemas gravados e eles passam nos intervalos da programação aberta da TV UFG no mês de outubro de 2019, de Goiânia.

O Ciberpajé selecionou primeiramente o aforismo/poema "Hino de glorificação à eterna solitude" para ser recitado no programa, um líbelo à liberdade de pensamento e à busca do auto equilíbrio. 

Confira o vídeo do Ciberpajé recitando o aforismo ao final desse post, nesse link ou clicando em qualquer imagem desse publicação.





O Vídeo "Hino de glorificação à eterna solitude":

Eis aqui o texto do aforismo/poema na íntegra:


"Hino de glorificação à eterna solitude"

Todos desesperados por serem aceitos ao juntarem-se às tribos, seitas,
cultos, partidos, torcidas, times, associações, religiões,
agremiações, ideologias, modas.
Todos desejando alucinadamente receberem de outros o amor que não têm
por si mesmos. Vendendo-se barato, entregando seu ser por nada, por
afagos passageiros de outros seres egoicos e doentios.
Todos renegando sua individualidade, seu eu profundo, por migalhas de
afeto, adaptando-se às crenças, gostos, preferências, leis, ditames e
regras de sistemas falidos, da mídia idiotizada e de dogmas
apodrecidos.
Todos mentindo tanto para si mesmos, a ponto das mentiras tornarem-se verdades.
E eu, em meu silêncio e minha profunda eterna solidão, renego todas as
tribos, todos os dogmas, gurus, santos, deuses, renego o que passou a
ser chamado de "amor", nada mais do que barganhas doentias de afeto.
Eu mergulho na minha grandiosa e poderosa solitude interior, e
encontro em meus abismos infinitos o amor a mim mesmo que se espalha
explodindo como uma nascente supernova pelo Cosmos inteiro.
Não quero ser "resgatado" de minha solidão, ela é o meu templo, ela é
minha única religião, só ela me permite amar sob vontade.
Sou a tempestade, sou o fim da tarde, o uivo do lobo, o bater das asas
da borboleta, o canto da coruja e o vento que segue impetuoso, apesar
dos inúmeros obstáculos no caminho. O vento que dança levemente entre
as colinas e que arrasa violentamente os que querem represá-lo. O
obstinado e selvagem vento.
Eu sou!
(Ciberpajé)

Confira todos os vídeos do Dia da Poesia 2019 no canal do youtube da TV UFG. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário