segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Festival de Artes Ciberpajelanças II: Veja como foi a Exposição Cria_Ciber II com curadoria de Bruno Mendonça e do Ciberpajé


O "Festival de Artes Ciberpajelanças II" aconteceu em Goiânia nos dias 23 e 24 de novembro de 2019 - com entrada franca, nas dependências do Espaço Ruptura Cultural. O evento totalmente gratuito foi uma atividade de extensão com produção do Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG) - coordenado pelo Prof. Dr. Edgar Franco (FAV/UFG), e do Espaço Ruptura Cultural - Coordenado pela Profa. Dra. Adriana Mendonça (FAV/UFG) e pelo Prof. Dr. Cleito Pereira dos Santos (FCS/UFG). O festival contou com exposição de arte dos integrantes do grupo Cria_Ciber, oficinas de vídeo/curtaforismo, fanzines, e quadrinhos; mostra de vídeos, mostra nacional de fanzines - incluindo lançamentos - e performance do grupo Posthuman Tantra e convidados. O Espaço Ruptura Cultural fica na Avenida Anhanguera, n.128, Setor Leste Universitário - Em Frente ao Sindicato dos empregados do Comércio, Goiânia - GO.

A Exposição Cria_Ciber II teve curadoria do doutorando em arte e cultura visual pela UFG Bruno Mendonça, e do Ciberpajé (Edgar Franco), incluindo peças selecionadas da produção artística dos integrantes do grupo de pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG) e convidados. Os artistas-pesquisadores expositores foram:

- Luiz Fers - Com 3 figurinos exclusivos do projeto performático Posthuman Tantra frutos de sua pesquisa de mestrado no PPG Arte e Cultura Visual da UFG, no contexto do grupo de pesquisa Cria_Ciber.
- Ciberpajé - Com 4 ilustrações frutos de suas pesquisas com processos criativos enteogênicos, no contexto do grupo de pesquisa Cria_Ciber.
- Amante da Heresia (Léo Pimentel Souto) - Instalação videográfica e performance frutos de sua pesquisa de doutorado sobre transmídia, zineastas e cyberpunk, no PPG Arte e Cultura Visual da UFG, no contexto do grupo de pesquisa Cria_Ciber.
- Adriana Mendonça - Com 4 ilustrações, fruto de suas pesquisas de doutorado sobre fanzine, gravura e livro de arte no PPG Arte e Cultura Visual da UFG.
- Gazy Andraus - Com HQ de 3 páginas e 1 ilustração frutos de sua pesquisa de pós-doutoramento sobre Fanzines e Arte no PPG Arte e Cultura Visual da UFG, no contexto do grupo de pesquisa Cria_Ciber.
- Cláudio Dutra - Com 4 ilustrações, fruto de suas pesquisas sobre quadrinhos de horror no mestrado do PPG Arte e Cultura Visual da UFG, no contexto do grupo de pesquisa Cria_Ciber.
- José Loures - Com HQ de 4 páginas, fruto de suas pesquisas no contexto do grupo de pesquisa Cria_Ciber, e em seu doutoramento em curso no PPG Artes da UnB.
- Guilherme Silveira - Com 2 HQs de 2 páginas cada, fruto de sua pesquisa de doutorado sobre quadrinhos e abstração no PPG Arte e Cultura Visual da UFG, no contexto do grupo de pesquisa Cria_Ciber.
- Bruno Mendonça - Com 4 ilustrações e uma obra interativa em Game Arte, fruto de suas pesquisas sobre ilustração e Game Arte no doutorado do PPG Arte e Cultura Visual da UFG, no contexto do grupo de pesquisa Cria_Ciber.

- Márcio Jr. - Com 4 ilustrações/charges, fruto de suas pesquisas no doutorado do PPG Arte e Cultura Visual da UFG, no contexto do grupo de pesquisa Cria_Ciber.
- Arturo Branco - Com 4 esculturas, Arturo - que é mestre em história pela UFG- foi artista convidado especialmente para apresentar suas esculturas com temática transumanista.


Confiram mais de 100 fotos da exposição desde sua montagem até a visitação nos dois dias do festival.

Montagem












Obras, artistas e público fruindo a exposição:


































  






















































  



Performance de Amante da Heresia e Glacy Andrade:

















Após a performance foi realizado o lançamento exclusivo da CD BOX SET de Amante da Heresia

Flyers de divulgação do evento e dos artistas com design de Adriana Mendonça














O Episódio da censura em um programa de TV de Goiânia:


Texto redigido no dia 22 de novembro de 2019 e postado nas redes sociais:
Amigos, o Festival Ciberpajelanças II acontecerá nesse final de semana, e esperamos vocês lá. Escrevo esse texto para destacar que vivemos tempos obscuros em que a censura direta - como a que aconteceu com o Posthuman Tantra em 2013 ao sermos expulsos do palco - soma-se à uma censura velada e crescente. Possivelmente motivada pelo temor de represálias dos pré-medievalistas pseudo-moralistas cristitas que exercem o poder em nosso país. Anteontem fui contatado por uma jornalista de uma TV aberta local - aqui de Goiânia - convidando-me para falar ao vivo em seu programa matinal sobre o "Festival de Artes Ciberpajelanças II". Ela foi muito solicita no convite e combinamos tudo, meu horário de chegada ao estúdio e o envio de material para ilustrar a entrevista. Não conhecia a jornalista, que inclusive solicitou-me amizade no Facebook, e não perguntei como chegou a mim, pois tem muita gente, mais de 10 integrantes do grupo de pesquisa CRIA_CIBER, que participarão da Ciberpajelanças II divulgando o evento. Preparei um e-mail com imagens dos artistas envolvidos na exposição, links para vídeos da mostra e vídeos ao vivo do Posthuman Tantra - nossa banda performática que se apresentará no festival - e até enviei um dos curtas nossos que estreará no evento via wetransfer que foi efetivamente baixado pela jornalista às 16:00 hs de ontem. Chegando aqui ontem a noite, após trabalhar na montagem da exposição, leio mensagem enviada pela jornalista no messenger - pouco mais de vinte minutos após baixar o vídeo e arquivos enviados - na qual ela dizia ter recebido os arquivos, mas que tinha chegado na redação e tinham mudado a pauta/grade do programa. Desculpou-se pelo importuno e falou que possivelmente convidaria-me para pautas futuras. Apesar da mensagem aparentemente gentil, depois de tudo combinado, essa "mudança de pauta" de última hora sem maiores explicações soou-me como censura, inclusive eu tinha adiado compromissos prévios para comparecer à entrevista. Obviamente os vídeos enviados, incluindo os trechos de performances do Posthuman Tantra, possuem a iconoclastia que caracteriza nossas criações, apesar de não apresentarem nada de explícito ou gore - mas penso que a jornalista e/ou produção do programa achou por bem não colocar-me no ar e não divulgar o festival, possivelmente para não sofrer represálias - já que a emissora tem conexões com uma rede pública. Optei por não citar os nomes dos envolvidos nesse relato por não ter sido uma censura direta e clara, mas velada como as inúmeras pelas quais tenho passado ao longo de minha vida como criador. O Festival Ciberpajelanças II segue firme em suas intenções de mostrar a produção artística do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER que coordeno na FAV/UFG para a população de Goiânia e região. O festival tem apoio incondicional do Ruptura - Espaço Cultural.


Nos vemos nas Ciberpajelanças III em 2020!

Um comentário:

  1. Obrigado por postar as fotos do evento. Em tempos de pandemia é quase impossível aproveitar in loco tal proposta. Pelo que vi foi incrível!!

    ResponderExcluir