quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

[Veja como foi] Ciberpajé recebe a "Medalha de artes plásticas Frei Confaloni" no Troféu Tiokô 2019


Ciberpajé  comemorando com seus amados: afilhado Lucas Matheus de Lima Dal Berto e I Sacerdotisa Rose Franco

A solenidade de entrega dos prêmios - aos escolhidos em votação secreta  da UBE-GO - aconteceu no dia 3 de dezembro de 2019 no Auditório Costa Lima da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás. O Troféu Tiokô é considerado uma das mais importantes premiações culturais goianas destacando personalidades que se dedicam à promoção da cultura no estado. A distinção é outorgada pela Seção de Goiás da União Brasileira de Escritores (UBE-GO), e na área das artes plásticas já premiou nomes como Siron Franco, Iza Costa e Antônio Poteiro. O Ciberpajé (Edgar Franco) recebeu nesse ano de 2019 a "Medalha de Artes Plásticas Frei Confaloni", premiação para os nomes de destaque nas artes visuais que homenageia o notório Frei Giuseppe Confaloni (Viterbo Itália 1917 - Goiânia GO 1977), pintor, muralista, desenhista e professor.

A Seção de Goiás da União Brasileira de Escritores foi fundada em 1945. A partir de 1975, a UBE-GO passou a conceder o Troféu Tiokô aos talentos da produção cultural do Estado. A premiação surgiu, quando era Presidente da instituição o jornalista e escritor Jaime Câmara (1974-1976), responsável, também, por empreender uma revolução na comunicação, em Goiás. 


A premiação Troféu Tiokô 2019 foi aberta ao público e contou com a presença de grandes autoridades da arte e da cultura goiana, incluindo os membros do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, os presidentes da UBE-GO e da Academia de Letras de Goiás. A Pró-Reitora de Extensão e Cultura Profa. Flávia Maria Cruvinel esteve também na premiação representando reitor da UFG. O Ciberpajé agradece a todos os amigos que o parabenizaram pelo prêmio e também à UBE-GO pela distinção. Nesse momento de ataque frontal à universidade pública o reconhecimento de nosso trabalho pela sociedade é fundamental, demonstrando a importância do que realizamos na academia para além de seus muros. Veja um vídeo do momento em que o Ciberpajé recebe o prêmio das mãos da escritora Elizabeth Abreu Caldeira Brito, após breve fala sobre ele realizada pelo mestre de cerimônias e Presidente da UBE-GO, Ademir Luiz da Silva.



Texto redigido pelo Presidente da UBE-GO Prof. Dr. Ademir Luiz da Silva, lido para apresentar o Ciberpajé na premiação:

Ele está aqui, mas não é daqui. Ele é um lobo e é um homem. Criador de mundos ficcionais, que talvez sejam mais reais do que aquilo que chamamos de realidade. Recebe a Medalha Artes Plásticas Frei Confaloni, o Ciberpajé Edgar Silveira Franco. Ilustrador, quadrinista, artista performático, vocalista da banda Posthuman Tantra, um verdadeiro multiartista. O artista que dá nome a medalha, frei Confaloni, é um dos mestres de nossa modernidade artística. Em suas mãos, Edgar Franco, a medalha chega à pós-modernidade. Ou melhor, a pós-humanidade.

Confira também algumas fotos da premiação:

 Ciberpajé com a Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Profa. Flávia Maria Cruvinel

 Ciberpajé com a escritora Elizabeth Brito e o Presidente da UBE-GO, Ademir Luiz da Silva


 Ciberpajé com I Sacerdotisa Rose Franco

 Ciberpajé com irmão na arte e Pós-doc na FAV/UFG, Gazy Andraus

  Ciberpajé com irmão na arte e Pós-doc na FAV/UFG, Gazy Andraus 

  Ciberpajé a escritora Elizabeth Brito


 Ciberpajé a escritora Elizabeth Brito


 Ciberpajé e a I Sacerdotisa Rose Franco

 Ciberpajé e a I Sacerdotisa Rose Franco


 Ciberpajé e a I Sacerdotisa Rose Franc comemorando!


 Ciberpajé e o afilhado e mestrando em Matemática pela UFG, Lucas Matheus

 Ciberpajé e o afilhado e mestrando em Matemática pela UFG, Lucas Matheus


 Ciberpajé e o afilhado e mestrando em Matemática pela UFG, Lucas Matheus


 Ciberpajé  com o afilhado Lucas Matheus de Lima Dal Berto e I Sacerdotisa Rose Franco

  
 Ciberpajé  e o Presidente da UBE-GO, Ademir Luiz da Silva



 Ciberpajé  e o Presidente da UBE-GO, Ademir Luiz da Silva
O certificado de premiação e a medalha recebida pelo Ciberpajé




Nenhum comentário:

Postar um comentário