quarta-feira, 11 de novembro de 2020

[Resenha] Livro de contos 2021: a questão do tempo vertical-horizontal, ao estilo das teorias de Bergson e Bachelard, por Adaor Oliveira

Arte do Ciberpajé

Na leitura de 2021 mergulhei em cada palavra que nos apresenta um futuro tão presente. Essa pós-humanidade, consequência da ação humana, traz a questão do tempo vertical-horizontal, ao estilo das teorias de Bergson e Bachelard, também presentes na escrita de Clarice Lispector, quando ali aparece a questão do "instante". Também senti traços paralelos com a exuberância visual de Tim Burton, quando joga nas telas o atemporal mundo das maravilhas de Lewis Carroll.

Que me perdoem os físicos, mas sabemos que a natureza não possui leis, muito menos regras, e isso é questão essencial para entender essa obra magnífica, com autores bem à frente de seu tempo (não o tempo cronológico, mas o tempo mental, que foge das convenções sociais padronizadas).

São contos que se complementam, que trazem uma unidade, no intuito de nos fazer enxergar além do óbvio. Cabe-nos o alerta de que o fim da humanidade não é algo que virá, pois já o estamos vivendo. E nós, os humanos, parados numa inércia sem fim (olha a física aqui de novo, com a primeira lei de Newton), não nos movimentamos para impedir nosso próprio Apocalipse. Estamos fadados ao fracasso enquanto espécie, pois a estupidez colocou o que é material acima do que realmente importa. E essa (des)humanidade é o buraco negro que nos atrai mais fortemente a cada dia. Agora fico na aguardo de outras obras desse nível, de preferência com autoras mulheres. Viva a arte!

2021 apresenta-nos contos de ficção científica de sete notórios autores inspirados em ilustrações do Ciberpajé, sendo eles: Edgar Smaniotto, Fábio Fernandes, Fabio Shiva, Gazy Andraus, Gian Danton, Nelson de Oliveira e Octavio Aragão, com prefácio de Adriana Amaral. A obra é um e-book de livre acesso lançado pela editora Marca de Fantasia e pode ser baixada AQUI

* Adaor Oliveira é filósofo e educador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário