sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

[Lançamento] Livro MICROS-BEAGÁ: Ciberpajé participa com 5 microcontos da Aurora Pós-Humana da nova antologia da editora Pangeia


A coletânea de microcontos Micros-Beagá, teve seu aguardado lançamento pela Editora Pangeia, no dia 11 de dezembro, na Livraria Ouvidor da Savassi, em Belo Horizonte. O livro reúne 55 microcontistas, cada qual com cinco microcontos e respectivas minibiografias; contém, ainda, uma microapresentação e uma nanobibliografia sobre microconto. Com 336 páginas, o volume está bem distribuído entre autoras e autores, e entre nomes reconhecidos, nomes em ascensão e revelações, de modo que este Micros-Beagá já nasce sendo referência da literatura mineira, do gênero microconto e da literatura brasileira contemporânea. Para pedidos, confira o serviço no final deste post.

O Ciberpajé (Edgar Franco) teve 5 de seus microcontos contextualizados no universo ficcional transmídia da Aurora Pós-Humana selecionados pela curadoria do livro para serem publicados nele. Na Apresentação (um miniprefácio), à p. 5 do livro, o organizador do volume, escritor Rauer Ribeiro Rodrigues, mineiro do Triângulo, que hoje atua, na UFMS, como professor de literatura brasileira, anota:

“A diversidade é a marca deste volume: dos temas às propostas literárias, da riqueza de diferentes gerações à variada realização estética, da reflexão à denúncia, do intimismo à cena dialogada, das múltiplas e instigantes propostas literárias à riqueza das diversas visões de mundo. Sempre presente, o espírito inquieto, dubitativo, questionador e interrogativo dos Sertões, das Alterosas, da Mata, das Minas, das Geraes, da Caatinga, da Mineração e do Cerrado.”

Rauer, que também é microcontista e estudioso do conto e do microconto, conclui a apresentação explicitando, de certo modo, que a síntese lacunar do microconto tem, nas Minas Geraes, aclimatação ideal, por certo ao considerar, intrinsecamente, o mutismo e os diálogos em que os silêncios dizem tanto quanto as palavras, modo de ser que há séculos é considerado característico do ethos dos mineiros, assim como da prosa e da poesia das Minas Geraes.

Micros-Beagá é o volume 2 da Coleção Micromínimus, tem capa do designer gráfico Bruno Lemos, de Uberlândia, MG, e seus 275 microcontos estão impressos sobre papel Soft Cream 80g, no formato de 11cms x 18 cms. Saiba mais no instagram @pangeiaeditora.




MICROS-BEAGÁ
Org: Rauer Ribeiro Rodrigues
Coletânea de microcontos
Editora Pangeia
336 páginas
R$ 60



Nenhum comentário:

Postar um comentário