domingo, 19 de dezembro de 2021

[Lançamento] Ciberpajé cria arte de capa, camiseta e pôster do livro biográfico da lendária banda StomachalCorrosion


A convite do grande musicista e ativista underground Charlie Curcio, o Ciberpajé teve a honra de criar a arte exclusiva para a capa da biografia da grande banda grindcore StomachalCorrosion. A SxCx é uma das bandas mais importantes da cena grindcore brasileira sendo referência desde os anos 90 e tendo inclusive seu mais recente álbum lançado pelo notório selo Cogumelo Records, de Belo Horizonte. O livro, descrevendo a trajetória de 30 anos da banda, é intitulado StomachalCorrosiom: La Teroro Estas Viva - Uma Biografia. Ele pode ser adquirido diretamente com Charlie Curcio



A obra narra a trajetória da StomachalCorrosion desde seu princípio em que os musicistas tocavam com instrumentos emprestados, passando pela gravação das primeiras demos e álbuns e sua consolidação no cenário nacional e mundial, destacando histórias divertidas, trágicas e inusitadas de todas as fases da banda, sempre capitaneada pelo incansável e talentoso ativista da cena underground Charlie Curcio. O livro é fartamente ilustrado com fotografias das várias fases, flyers, capas de demos e CDs e a narrativa é muito instigante. Leitura necessária para qualquer um interessado em conhecer os meandros do underground brasileiro, do grind e da música extrema.



O Ciberpajé investiu em uma arte que representasse simbolicamente a luta incansável da StomachalCorrosion para manter-se viva e expressiva com sua missão musical antidogmática. Foi uma grande responsabilidade criar essa arte e a empolgação de Curcio ao vê-la pronta fez o Ciberpajé entender que cumpriu a sua missão! O entusiasmo de Charlie Curcio foi tanto que ele resolveu fazer um pôster exclusivo com a arte para acompanhar a edição do livro e também uma camiseta em edição limitada. O Ciberpajé (Edgar Franco) escreveu um depoimento falando sobre a arte da capa e de sua admiração pela SxCx. O depoimento foi inclusive publicado no livro, o reproduzimos aqui:

Acompanho a trajetória da StomachalCorrosion na cena underground desde os primórdios e sempre admirei a banda pela sua integridade e impacto sonoro, sendo pioneiros fundamentais do grindcore e da música extrema no Brasil. Conheci pessoalmente o grande Charlie Curcio, mentor da banda, em 2015 quando fui participar do FIQ BH - Festival Internacional de Quadrinhos, e foi como um encontro de velhos amigos, quando visitei o templo underground Cogumelo Records, onde Curcio trabalhava à época. Foi algo emocionante e tiramos fotos e trocamos muitas ideias demonstrando nossa admiração mútua. Tempos depois ele convidou-me a criar um cover com minha banda Posthuman Tantra para um tributo ao StomachalCorrosion, fiquei em êxtase com o convite e preparei uma versão insana para a grande faixa "World of my God", e terei a honra de estar nesse grande e merecido tributo que em breve será lançado. Com esse contato mais próximo, passei a admirar ainda mais a banda e tive a chance de ler o livro autobiográfico de Charlie tratando de toda a sua incrível trajetória no underground desde os anos 80, uma biografia sem papas na língua, nua e crua como é o som da StomachalCorrosion. Pois bem, em uma conversa na Internet Curcio reiterou sua admiração por minha arte e contou-me que estava preparando uma biografia contando toda a história da Stomachal como comemoração de seus 30 anos de luta e resistência underground, eu falei a ele que se houvesse interesse eu poderia criar a arte de capa do livro e Curcio - como é de sua personalidade - ficou muito entusiasmado com a proposta! Pois bem, mergulhei ainda mais no mundo da StomachalCorrosion, ouvindo novamente seus álbuns, e revendo, relendo entrevistas, para assim inspirar-me para a criação da arte de capa desta obra marcante. Desenvolvi uma imagem simbólica que representa a força e a resistência do SxCx ao longo dos anos, apesar das pressões do sistema e dificuldades da estrada! O terceiro olho aberto na testa da criatura denota uma visão diferenciada que compreende todas as injustiças, desigualdades e opressões de um status-quo falido! Minha gratidão eterna ao lendário Charlie Curcio pela oportunidade de ter uma arte criada por mim na história da fundamental StomochalCorrosion, e conte sempre comigo. LONGA VIDA À SxCx! Que venham mais 30 anos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário