sexta-feira, 17 de julho de 2020

[Lançamento] Tuatha de Danann: Ciberpajé cria a arte de capa e do lyric video do novo single "The Molly Maguires"


Capa do single "The Molly Maguires", arte do Ciberpajé

O Ciberpajé (Edgar Franco) foi convidado por Bruno Maia, frontman da Tuatha de Danann, uma das bandas mais importantes do cenário nacional do heavy metal, para criar a arte do novo single "The Molly Maguires" - veja o lyric video aqui. A música “The Molly Maguires” faz parte do cancioneiro tradicional irlandês. Os Molly Maguires eram uma sociedade secreta irlandesa do século XIX, ativa na Irlanda, Liverpool e em partes do leste dos Estados Unidos, mais conhecida por seu ativismo entre os mineiros de carvão imigrantes irlandeses-americanos e irlandeses na Pensilvânia que lutavam contra a opressão dos donos do capital. Após uma série de conflitos violentos, vinte membros suspeitos dos Molly Maguires foram condenados por assassinato e outros crimes e foram executados por enforcamento em 1877 e 1878. Essa história permanece parte do folclore local da Pensilvânia.

Para a criação da arte o Ciberpajé investigou a história do "The Molly Maguires" e chegou a um símbolo de sua luta por direitos trabalhistas, a picareta, erguida por um punho em riste, um ícone arquetípico de luta das classes oprimidas. A mão forte e calejada do mineiro erguendo seu instrumento de trabalho tem ao fundo as cores estilizadas da bandeira da Irlanda: verde, branco e laranja, nação de origem do grupo. Subliminarmente a picareta e a mão/braço do mineiro trazem tonalidades verde-amarelas, demonstrando que a luta contra a opressão e pelo direito das classes trabalhadores também está sendo travada no Brasil.

A arte criada pelo Ciberpajé para a capa do single também foi utilizada no lyric video da música, que teve arranjos e adaptações criadas pelo vocalista e guitarrista Bruno Maia. Nas palavras de Maia: 

Esta canção é um clássico do cancioneiro rebelde tradicional irlandês e nós a deixamos com uma cara bem punk. Para dinamizar um pouquinho  inserimos uma reel no meio para deixa-lá ainda mais interessante". A “reel”, ou seja, um ritmo da música tradicional irlandesa, referida pelo músico é “The Fermoy Lasses Reel”, inserida como música incidental aos 1:45 minutos do single.

Frame do Lyric video "The Molly Maguires"

Na gravação de “The Molly Maguires” o Tuatha de Danann contou com participações internacionais do músico Keith Fay, vocalista da banda irlandesa de celtic metal Cruachan, e do violinista Kane O'Rourke, especializado em música tradicional irlandesa e com CD’s lançados mundialmente. A produção ficou ao cargo de Bruno Maia e a mixagem e masterização são assinadas por Cello Oliveira.

O Ciberpajé já havia criado a capa do single e ilustrado o lyric vídeo de “Your Wall Shall Fall” do disco “Tribes of the Witching Souls”, e ficou muito honrado com essa nova oportunidade de criar algo em parceria com o Tuatha de Danann, uma das bandas brasileiras que ele mais admira musicalmente, conceitualmente e ideologicamente.

O design do encarte digital é do publicitário Rodrigo “Monstrão” Barbieri. A edição e finalização do novo lyric vídeo do Tuatha de Danann, foi realizada por Raoni Silva Joseph.

O novo álbum do Tuatha de Danann, “In Nomine Éireann”, todo criado a partir de canções tradicionais irlandesas, está previsto para o segundo semestre deste ano. Para viabilizar o lançamento, a banda criou a campanha de crowdfunding “Eu Apoio” com diversas retribuições aos apoiadores. “O disco é um projeto especial e diferenciado em nossa carreira, pois prestamos um tributo direto a essa música e cultura que tanto nos inspira e motiva”, explicou Bruno Maia.

Além do tecladista Edgard Brito e de Bruno Maia, a atual formação do Tuatha de Danann conta com o baixista Giovani Gomes. O baterista varginhense, Rafael Ávila, atua como convidado em gravações shows. Para apoiar a banda, acesse o link: euapoio.tuathadedanann.art.br .

No período de pandemia, o Tuatha de Danann lançou uma série de materiais de merchandising, como máscaras personalizadas, tulipas de cerveja, toalhas, xícaras, bandeiras, café especial, além de camisetas e CD’s. Os produtos estão disponíveis na página: http://www.tuathadedanann.art.br/loja/.

O lançamento do single “The Molly Maguires” tem apoio da gravadora Heavy Metal Rock.
Assista ao lyric video clicando na imagem abaixo:


Ouça o single no Spotify clicando na imagem abaixo:

 

Outras informações sobre o Tuatha de Danann estão disponíveis no site e nas redes sociais:





Um comentário: