sexta-feira, 13 de novembro de 2020

[Lançamento: Ouça agora!] CIBERPAJÉ: MÁQUINA HIPER-REAL, EP com atmosfera post-rock marca parceria com o musicista Hari Maia

Capa do EP Ciberpajé: Máquina Hiper-real


Acaba de ser lançado simultaneamente pelos selos Lunare Music e Sinewave o EP Ciberpajé - Máquina Hiper-real, a obra traz cinco aforismos musicados por Hari Maia, musicista do Rio de Janeiro que produz sonoridades atmosféricas baseadas em sintetizadores com influências que vão da música eletrônica oitentista, passando pelo post-rock e chegando às trilhas sonoras de filmes de FC e horror. Para a parceria o Ciberpajé (Edgar Franco) escolheu cinco de seus aforismos que tratam desde tensões de nosso caos contemporâneo hiper-real a temas ligados à magia, transcendência e processos criativos artísticos. Ouça agora no BANDCAMP ou SPOTIFY.

As faixas de "Máquina Hiper-real" surpreenderam o Ciberpajé pela força da tessitura e das atmosferas sonoras criadas por Hari Maia que casaram perfeitamente com a proposta conceitual dos aforismos. E essas atmosferas densas inspiraram também na criação da arte de capa e projeto gráfico do EP, desenvolvidos pelo Ciberpajé com forte inspiração mágica e enteogênica. O musicista Hari Maia falou do processo criativo de Máquina Hiper-real:

O processo de composição das músicas do EP, com aforismos do querido Ciberpajé (Edgar Franco), começou logo após a audição de todos os 5 aforismos gravados por ele que foram enviados para mim. No momento surgiram várias ideias de timbres e sonoridades, que inclusive conversamos bastante sobre. Ele comentou que gostava de algo feito com sintetizadores e timbres futuristas. Foi como uma peça que se encaixou perfeitamente na outra, pois a maioria do que eu produzo contém o uso de sintetizadores. Os aforismos foram inspiradores para a composição da trilha e dos temas, pois de acordo com o que era dito por ele, com o tom de voz que usava, em determinados momentos, surgiam ideias de uma música tensa, ou uma música mais esperançosa, resultando nas 5 faixas do EP.

Confira abaixo o encarte completo do EP com as letras dos aforismos. Você pode ouvir em streaming ou baixar o EP com o encarte completo em alta resolução NESSE LINK

Confira







O projeto musical Ciberpajé nasceu no mês de setembro de 2014. O Ciberpajé (Edgar Franco) recebeu um convite inusitado do músico Genilson Alves, mentor da banda Each Second (SP) e da gravadora Lunare Music, ele sugeriu a criação de um projeto musical que musicasse os aforismos iconoclastas do Ciberpajé - publicados em página no Facebook com mais de 3 mil seguidores. Também propôs que o nome do projeto fosse simplesmente "Ciberpajé". Ao pensar na proposta Genilson lembrou-se do escritor de ficção científica cyberpunk japonês Kenji Siratori que grava recitações de seus textos viscerais e intrigantes e envia para bandas de industrial e darkwave musicarem, tendo participado de inúmeros álbuns pelo mundo afora. A ideia foi fazer algo parecido, mas com os aforismos gravados na voz do Ciberpajé dando as impostações e emoções que sentia ao escrevê-los e convidar bandas e musicistas a criarem uma atmosfera musical para cada aforismo. Desde então, já foram lançados 30 EPs do Projeto Ciberpajé (Bandcamp) com musicistas das 5 regiões do Brasil, e também um CD - em formato físico - chamado Egrégora, que reuniu 21 bandas de 5 países musicando os aforismos recitados pelo Ciberpajé.

Um comentário:

  1. Meu caro amigo Edgar... amei cada palavra de todos os seus aforismos, mas o 3 e o 4, marcou profundamente. Você tinha razāo, gostei muito da melodia e esse aspecto q traz o sofrimento engrandecido pela beleza. O amor quanto mais belo mais triste na expressāo poética de nós escritores. Parabéns!! Sua sensibilidade vai muito além do nosso mundo caótico e caduco. O desenho... maravilhoso!! Abraço!!

    ResponderExcluir