sábado, 18 de setembro de 2021

[Festival Internacional] Animação (In)Finitum é selecionada para o Festival Internacional de Cinema Socioambiental PLANET.Doc, em Curitiba



A animação experimental (In)Finitum acaba de entrar na seleção oficial do 7º Festival Internacional de Cinema Socioambiental PLANETA.Doc, em Curitiba, Paraná, Brasil. Trata-se de um dos mais importantes festivais dedicados ao tema socioambiental no Brasil e no mundo.

A sétima edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental PLANET.Doc 2021 será realizada de 04 de novembro a 31 de dezembro de 2021, de forma remota, por meio de plataformas online direcionadas ao público brasileiro. O evento inclui uma mostra de documentários internacionais, brasileiros e catarinenses, animações e filmes de realidade virtual com temática socioambiental e científica. Além disso, o Festival realiza a quinta conferência internacional - PLANET.Doc Conference - que acontece nos dias 3, 4 e 5 de novembro, reunindo pensadores, cientistas e jornalistas de todo o mundo em um grande evento sobre sustentabilidade em nosso planeta.

O evento prevê a convivência das áreas de cinema, ciência e sociedade, sendo esperadas a exibição de filmes e a realização de conferências para universidades e escolas de todo o Brasil, além de representantes de organizações não governamentais e da sociedade em geral. Saiba mais e acompanhe o festival neste link e também no Instagram.

(In)Finitum é uma animação experimental criada em rotoscopia digital com auxílio de redes neurais. A obra é contextualizada no universo ficcional da Aurora Pós-humana, nesse caso apresentando um ser híbrido transgênico de inspiração xamanista em um futuro pós-humanista, após o declínio da civilização. Esse híbrido pós-humano busca uma experiência de reconexão à natureza e ao cosmos através de sua integração idílica a um ambiente natural. A experiência de reintegração cósmica se reflete na visualidade característica da animação que conecta-o esteticamente à paisagem.

O curta de animação (In)Finitum é uma produção do grupo de pesquisa Cria_Ciber (Criação e Ciberarte – CNPq), que desenvolve pesquisas sobre narrativas transmídia e novas tecnologias desde 2010 no contexto do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (PPGACV – FAV/UFG). A animação, marcadamente experimental, teve orçamento zero e só foi desenvolvida devido aos esforços dos artistas pesquisadores envolvidos em sua execução. A concepção geral foi realizada por Edgar Franco – a.k.a. Ciberpajé, e a direção feita em parceria com o mestre egresso do PPGACV, Luiz Carlos Ferreira da Silva (Luiz Fers) e o doutorando do PPGACV, Léo Pimentel Souto (Amante da Heresia). A parceria com o artista e arquiteto Diogo Soares (C.N.S. - Caos Necrophagos Soturnums) na direção de arte e realização da rotoscopia digital foi fundamental para o resultado final da obra. A música do curta foi criada pela banda Posthuman Tantra, capitaneada pelo Ciberpajé.





Nenhum comentário:

Postar um comentário