quarta-feira, 29 de setembro de 2021

[Festival Internacional] Animação (In)Finitum selecionada para o “TOFUZI” International Animated Film Festival, da Georgia (Europa)



(In)Finitum foi selecionado para a categoria animação experimental do “TOFUZI” International Animated Film Festival, da Georgia. Trata-se da décima segunda seleção oficial da animação em festivais, sendo 10 delas no âmbito internacional e 2 no Brasil. (In)Finitum também foi finalista em 3 festivais, na Espanha, Itália, e Peru.

O Festival Internacional de Filmes de Animação "TOFUZI" acontecerá de 25 a 30 de outubro na cidade de Batumi, capital de Adjara, Geórgia (Europa). O Festival é apoiado pelo Ministério da Educação, Ciência, Cultura e Esporte da Geórgia; Ministério da Educação, Cultura e Esportes da República Autônoma da Adjária; Prefeitura de Batumi; Centro Nacional de Cinema da Geórgia; LLC "MIFASI" e "Techno Boom", ele incentiva a troca de experiências criativas entre artistas georgianos e estrangeiros, a busca de novas ideias, estilos e tecnologias, bem como a integração da animação georgiana no processo cinematográfico global. O Festival busca trazer a animação como um tipo de cultura atraente para as crianças, jovens e adultos das regiões da Geórgia onde eventos culturais são muito raros.De maneira geral, o Festival tem como objetivo popularizar o Cinema de Animação entre adultos e crianças. Saiba mais e acompanhe o festival neste link.

(In)Finitum é uma animação experimental criada em rotoscopia digital com auxílio de redes neurais. A obra é contextualizada no universo ficcional da Aurora Pós-humana, nesse caso apresentando um ser híbrido transgênico de inspiração xamanista em um futuro pós-humanista, após o declínio da civilização. Esse híbrido pós-humano busca uma experiência de reconexão à natureza e ao cosmos através de sua integração idílica a um ambiente natural. A experiência de reintegração cósmica se reflete na visualidade característica da animação que conecta-o esteticamente à paisagem.

O curta de animação (In)Finitum é uma produção do grupo de pesquisa Cria_Ciber (Criação e Ciberarte – CNPq), que desenvolve pesquisas sobre narrativas transmídia e novas tecnologias desde 2010 no contexto do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (PPGACV – FAV/UFG). A animação, marcadamente experimental, teve orçamento zero e só foi desenvolvida devido aos esforços dos artistas pesquisadores envolvidos em sua execução. A concepção geral foi realizada por Edgar Franco – a.k.a. Ciberpajé, e a direção feita em parceria com o mestre egresso do PPGACV, Luiz Carlos Ferreira da Silva (Luiz Fers) e o doutorando do PPGACV, Léo Pimentel Souto (Amante da Heresia). A parceria com o artista e arquiteto Diogo Soares (C.N.S. - Caos Necrophagos Soturnums) na direção de arte e realização da rotoscopia digital foi fundamental para o resultado final da obra. A música do curta foi criada pela banda Posthuman Tantra, capitaneada pelo Ciberpajé.









Nenhum comentário:

Postar um comentário