quarta-feira, 15 de junho de 2022

Confira a segunda parte da HQ "Conversas de Belzebu com seu pai morto" na revista Atomic Magazine #2!

Ciberpajé fotografado pela I Sacerdotisa, arte de capa da Atomic Mag #2 por Gazy Andraus

Foi lançado pela editora Atomic o número 2 da revista ATOMIC MAGAZINE. A publicação apresenta 5 séries dos quadrinhistas Ciberpajé, Gazy Andraus, Emir Ribeiro, Law Tissot e Laudo. O Ciberpajé fala sobre sua série "Conversas de Belzebu com seu pai morto":

A série em quadrinhos “Conversas de Belzebu com seu pai morto” surgiu inicialmente do desejo de inserir de forma simbólica e iconográfica o arcano XV do Tarô, o diabo, no contexto do universo ficcional transmídia da “Aurora Pós-Humana”. Na narrativa, após o fim da espécie humana, essa criatura nasce de forma metafórica e onírica no crepúsculo pós-humano, em um planeta Terra desolado. A história coloca-o em diálogo – na verdade um monólogo – com seu pai morto, metáfora da humanidade. Mas a motivação mais profunda para a criação da série foi a perda trágica sofrida por mim, de meu maior interlocutor filosófico e amigo, meu amado pai Dimas Franco, uma das vítimas da COVID-19. Durante décadas discutimos assuntos metafísicos e reflexões sobre a espécie humana, Gaia e seus destinos. Com seu desaparecimento, ao desejar conversar sobre esses temas, experiencio profunda vacuidade, e rememoro que a percepção que meu pai tinha sobre nossa espécie ia de uma admiração quase incondicional por nossa capacidade de amarmos e sentirmos compaixão, a um temor de aonde nosso egoísmo poderia levar-nos. A série será composta por 6 HQs de 11 páginas cada uma, somando 66 páginas, e sua criação utiliza princípios mágicos de transmutação e inspiração enteogênica.




No capítulo 1 da HQ, um Belzebu recém-nascido conversa com seu pai morto, a humanidade, representada por um cadáver em decomposição enforcado em uma árvore morta. Ele inicia seu diálogo-monólogo sobre as razões do fim da espécie humana e retira da forca o crânio de seu pai para seguir o diálogo com ele enquanto caminha por uma Terra devastada. Neste segundo capítulo Belzebu segue a caminhada, rememorando a trajetória da espécie humana. O Ciberpajé destaca que para o primeiro capítulo foi criada uma experiência sonora:

Criamos uma experiência sonora para o capítulo 1 da HQ, trata-se do EP do Projeto Ciberpajé, “Conversas de Belzebu com seu pai morto”, uma parceria minha com o musicista Alax Flexa. Ele apresenta-nos, em quatro atos sonoros, o monólogo de Belzebu. Tanto a HQ quanto as músicas são ambientadas no universo ficcional transmídia da “Aurora Pós-humana”, em um período final do “Crepúsculo Pós-humano” chamado de “Ocaso Pós-humanista”. Eu utilize-me da arquetipia do Arcano XV do Tarô, como um de meus alter egos. O amante da vida experienciando uma provação, caracterizada pelo niilismo que, por vezes, tem dominado minhas reflexões sobre a nossa espécie em meio ao caos absoluto sociocultural, ambiental e político de nossa era pandêmica. Alan Flexa criou faixas densas e atmosféricas, inspiradas em trilhas sonoras de horror e ficção científicas de mestres como John Carpenter, e também nas obras de Mike Odfield, sobretudo Tubular Bells - que foi trilha sonora do filme O Exorcista. Essas trilhas climáticas embalam a minha voz interpretando Belzebu em seu monólogo nas faixas da obra. 



Aduira os 2 primeiros números da revista ATOMIC MAGAZINE neste link, ou diretamente na campanha do Clube Atomic no Catarse - adquirindo também o número 3 da revista que em breve será lançado - neste link.


Ouça as músicas do EP "Conversas de Belzebu com seu pai morto", neste link.



Nenhum comentário:

Postar um comentário