quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Leia opiniões de artistas, educadores e musicistas sobre o CD "Cão Breu Pós-humano", parceria de Fredê CarFeli com o Ciberpajé



Confiram  abaixo comentários de artistas, educadores e musicistas sobre o CD "Cão Breu Pós-humano", e ouçam o CD nesse link.


A selvageria escatológica que antecede ao pós-humano, está muito bem representada nessa obra, a oralidade a serviço do experimento faz parte das últimas trincheiras de resistência à banalidade. Todo experimento sustenta uma carga de ousadia que nos têm feito muita falta, e tem nos impedido de compreender e aceitar o que realmente somos. (Antônio Amaral - Artista Multimídia / PI)

A lenda do cão breu me traz para o Brasil atual, onde más notícias são anunciadas diariamente, como se o presidente do país fosse o próprio Cão. E aí entra a culpa e o remorso de muitos que nele votaram e se arrependeram, e a nossa culpa de não conseguirmos lutar para mudar essa situação. Os sons me levaram ainda mais para essa viagem, cada faixa traz um ritmo, uma sonoridade diferente, arranjos que arrancam a alma. E o choro do bebê, na faixa 2, é como se fosse o choro de nós, brasileiros, que não conseguimos sair ainda da fase fetal. Enfim, cada aforismo combinou perfeitamente com cada nota. Que as deusas da arte e da poesia sigam iluminando essas mentes brilhantes. (Adaor Veg - Filósofo e Educador / SP)


Nas duas primeiras faixas (O Louco e Fetal Sapiens) curti muito o som e por serem breves dá vontade de ouvir mais, então fico voltando várias vezes quando escuto-as. Em Fetal Sapiens senti uma nostalgia que me fez bem, lembrei-me da minha infância. A letra de Assim Chorou Zaratustra é simplesmente fantástica e extremamente profunda, todos deveriam ouvir essa música.  Em Oráculos o som é extremamente belo, passou-me uma tranquilidade e parecia que a música estava conversando comigo: "Viver intensamente cada experiência na vida e buscar sempre a intensidade de sentir o momento em sua plenitude presente. Respirar fundo, aguçar os sentidos deixar..." . Essa música estimulou a minha vontade de viver. Em Canidae sinto uma forte presença de identidade. Assim como em Sereno e Selvagem (esta me fez refletir). Em Viagem interplanetária o som é bem diferente das demais, através desse som senti um fluxo contínuo e direcional o que conversa com a letra. Acho que essa parceria deu muito certo e parabéns pelo incrível trabalho! (Sara Gaspar - artista, zineira e graduanda em Biologia da UFRJ / RJ)


Trabalho diferente que trata das questões pós-humanas do Ciberpajé que em certos momentos lembraram-me ideias que o Death In June e o Current 93 usam em algumas músicas. O uso de violões, com seu som bem natural, aliando aos vocais com entonações poéticas criam um clima único e dramático nas músicas. Parabéns Fredé CarFeli e Ciberpajé por esse trabalho!!! (Ordem de Tenebra - musicista mentor do projeto Nix's Eyes / DF)


Gostei deveras Fredé Carfeli. Algumas impressões : Senti a presença de Quentin Tarantino, Mujica, Nietzsche, Freud, Jung, Mitologia Brasileira. Fui remetido a efeitos e vozes de trilha sonora cinematográfica. As letras e desenho filosófico contrastantes, de impacto imediato. Parabéns. Quintura. Arretado mesmo !! Sem contar que caí dentro do conto" O Cão dos Baskerville", de Arthur Conan Doyle. (Carlos Augusto Ambrósio - Educador / GO)


Show! Arte psicodélica nada convencional e músicas que nos transportam para um ambiente lupino, onde é possível perceber o trote sereno do cão pela floresta. (Cláudio Dutra - Artista e Educador, mestrando em arte e cultura visual da UFG / GO)


Fiquei realmente impactada! Precisei de coragem para esta experiência radical nas profundezas do contraste. Entre Luz e Sombra a consciência se realiza. Grande obra! Jung dizia que só alcança a Luz quem tem coragem de mergulhar fundo nas próprias sombras... Tipo assim: você bate no fundo com força e toma impulso pra subir mais alto... contraste Radical! (Denise Carvalho - Educadora / GO)

A audição de Cão Breu veio em momento muito bom, por alguns motivos, nos últimos dias estava conversando com uns amigos sobre música, e eles sempre me mostrando bandas e artistas novos, o que eu acho importante, mas me incomoda um pouco a necessidade que eles têm de eleger "todo e qualquer artista novo como a melhor coisa mais importante do mundo da última semana" não entendo essa necessidade!? Tem coisa legais, boas músicas, um bom trabalho, e só! Já é o suficiente, muito embora sejam em sua grande maioria recheadas de clichês, musicais (não que isso seja problema, Diavolos tem vários clichês) mas o que nos difere, é que os usamos de forma inconsciente, por inabilidade musical, ou o que for, mas o que nos salva são nossas letras e shows que sempre atingem o esperado, e não usamos pra atingir algo comercial, sermos notados por quem quer que seja, por promoção, conseguir contrato, e etc.. E o porque dessa digressão? É só pra dizer que mais uma vez me surpreendi com seu trabalho, todos têm sempre algo novo, sempre um frescor de possibilidades de amplitude musical, você consegue com seu trabalho musical, ser um extensão objetiva e muito honesta do que é o Edgar do que é o Ciberpajé. Gostei bastante do trabalho orgânico dos violões de Fredê CarFeli. Hoje tive tempo hábil para ouvir com mais calma o trabalho, e como não creio em coincidências, a primeira musica que escolhi para ouvir, foi "Fetal Sapiens" quase uma canção de ninar, e no final dessa semana faz 3 anos da partida da Zoé (filha de Ivanilson), e o choro foi a ultima expressão que tenho dela, mas não ouvi a música com tristeza, mas sim com alegria e leveza. É isso que a música deve nos proporcionar, grato por ter compartilhado sua obra e parabéns!!! (Ivanilson de Melo, Musicista e Educador / RJ)

O CD é maravilhoso. Parabéns!!! Está alicerçado sobre opiniões de pessoas fundamentalmente conscientes. Expondo a verdade nua e crua. Um trabalho que relata o óbvio que infelizmente e, ao mesmo tempo, é óbvio pra poucos, além de obscuro para a maioria que frequenta salas de alulas ineficazes. A educação nas escolas do século XXI inutiliza as pessoas, isso dói em mim. (Saniân - Musicista mentor da Bells of Soul / SP)

Ciberpajé, gratidão por essa obra! Você é um poeta e tanto, por favor continue a compor esses remédios transformadores! Eu diria, transmutadores de entes que não querem virar "robôs" transformados em cópias, e sim criadores. (Alexandre Porto - Analista de Dados / SP)


Muito lindo! Senti uma pitada de Espanha aí. O choro da criança em contraste com a fala tenebrosa, adorei! Acho que daria pra desdobrar em performance do Ciberpajé. (Adriana Mendonça - Artista e Educadora / GO)



Grande Fredé! Bigode, gostei muito do som. Quero debater contigo este tema. Muito massa. Pancada. "...vísceras disfarçadas de felicidade...". ( Ricardo Tavares - Historiador e Educador / GO)

Achei incrível! A sutileza dos sons misturados à força do conceito cria um magnetismo imediato. (Carla Fernandes - Arquiteta e Urbanista / MG)


Além de uma arte incrível, o texto é pura Zoologia Cultural. (Elidiomar Ribeiro, Biólogo e Educador da UniRio / RJ)

Perdi as contas de quanto ouvi! (Emilia Ract - Dançarina e Terapeuta Holística / MG)


Nenhum comentário:

Postar um comentário