Aforismos e HQforismos do Ciberpajé

De acordo com alguns dicionários de filosofia, aforismos são proposições que exprimem de maneira sucinta uma verdade, uma regra ou uma máxima concernente à vida prática (Abbagnano, 2007). Hilton Japiassú & Danilo Marcondes (2006) definem, “o estilo aforismático é característico de filósofos e pensadores tão diversos quanto, por exemplo, Nietzsche e Wittgenstein, e reflete, sobretudo no pensamento moderno e contemporâneo, uma concepção filosófica mais questionadora, provocativa e sugestiva do que propriamente teórica e sistemática”.
A origem dos aforismos é difusa. Contudo, inicialmente essa palavra foi usada de forma específica para indicar as fórmulas que exprimem, de forma sucinta e mnemônica, fundamentos da arte médica tendo Hipócrates como precursor (Abbagnano, 2007). Hipócrates é considerado o ‘pai da medicina’, nasceu na Grécia, no período de 460 a.C. Na Grécia antiga, os aforismos eram utilizados para transmitir conhecimentos, uma vez que a base do ensino era através do diálogo, sobretudo segundo o nascimento das ideias, no pensamento socrático.
Alguns pesquisadores têm feito aproximações entre aforismos e literatura, primeiro porque muitos autores literários o escrevem, e segundo porque muitos aforismos possuem de fato uma estrutura narrativa. Como exemplos de escritores aforistas no Brasil podemos destacar: Machado de Assis - que incluía muitos aforismos em suas notórias crônicas (Schneider, 2009); Guimarães Rosa na sua obra mais festejada “Grande Sertão: Veredas”, inclui também aforismos (Mascarenha, 2011), já o poeta Carlos Drummond De Andrade escreveu um livro só de aforismos. Nessa obra, Drummond, logo no título, propõe a provocação para que o leitor vislumbre “O Avesso das coisas”, ou seja, convida a uma reconversão do olhar sobre a vida e ressalta que seus aforismos são apenas um dos pontos de vista possíveis - o dele - entre tantos possíveis; suas visões de experiências vividas.
Enquanto artista transmídia, Franco divulga amplamente suas obras artísticas através da internet, e desde 2010, posta diariamente em sua rede social, suas reflexões poético-filosóficas e iconoclastas sobre aspectos da vida, suas visões de mundo humana e pós-humanas, em forma de sentenças aforismáticas, sempre assinando com sua persona “Ciberpajé”. Franco declarou-se Ciberpajé no dia 20 de setembro de 2011, para celebrar uma espécie de renascimento ao completar 40 anos de idade. Através de uma contagem regressiva diária, o artista desenhou uma “chave de transmutação” por dia ao longo de 10 dias, essas chaves significaram valores importantes para o artista naquele momento. A transmutação de Edgar Franco em Ciberpajé envolveu aspectos performáticos, sobretudo nas performances cíbridas realizadas pelo projeto musical performático Posthuman Tantra ambientado na Aurora Pós-Humana.

Esses aforismos hoje são parte de uma coletânea que soma mais de uma centena de páginas e é a semente do Livro “Aforismos do Ciberpajé” que está sendo organizado. Franco quando criou a Aurora Pós-Humana, a desenvolveu sob a perspectiva de autores, obras, conceitos e experiências que o inspiraram, e os aforismos do Ciberpajé, são, portanto, também parte desse universo, uma vez que as bases ideológicas deste universo ficcional são componentes do ideário do artista, em constante transformação e mutação durante sua vida. São assertivas de sua visão de mundo, publicados tanto em suporte internet, quanto em jornal impresso de uma cidade do município do triângulo mineiro, Ituiutaba.




Fonte: FRANCO, E.S. FORTUNA, D. B.S. Livro Aforismos do Ciberpajé (no prelo)

Curta e acompanhe a página de Aforismos do Ciberpajé no facebook!

HQforismos: Um novo formato.

HQforismos é um neologismo criado pelos autores deste artigo (Barros & Franco, 2013), que agrega HQ (histórias em quadrinhos) e aforismo. Segundo o pesquisador Edgard Guimarães (2003), a união de textos e imagens é o conceito base das Histórias em Quadrinhos (HQs), perspectiva por nós utilizada.
Dr. Elydio dos Santos Neto em sua pesquisa de pós-doutorado em artes na UNESP, investigou as “histórias em quadrinhos poético-filosóficas” como um gênero genuinamente brasileiro. Santos Neto (2009, p.90) resumiu as características principais dessas HQs:
São, portanto, três as características que principalmente definem uma história em quadrinhos poético-filosófica: 1. A intencionalidade poética e filosófica; 2. Histórias curtas que exigem uma leitura diferente da convencional; 3. Inovação na linguagem quadrinhística em relação aos padrões de narrativas tradicionais nas histórias em quadrinhos.

Portanto, nos HQforismos convergem: a linguagem das HQ (texto e imagem) e dos aforismos com verve poético-filosófica. O que caracteriza e diferencia os HQforismos das demais HQs poético-filosóficas é o fato de sempre se apresentarem na forma de uma única imagem/desenho e o texto aforístico que a acompanha.. Uma forma de narrativa visual contemporânea que se encaixa muito bem aos novos formatos digitais pela rapidez de sua leitura e absorção no fluxo dinâmico das redes telemáticas, o que facilita sua difusão. 

Franco destaca que “os HQforismos do Ciberpajé integram o gênero de quadrinhos poético-filosóficos, por manterem suas características básicas (experimentalismo, brevidade e intencionalidade filosófica), por apresentarem conexões óbvias com a tradição narrativa das HQs e a tradição filosófica dos aforismos” (Barros & Franco, 2013). Os personagens desenhados nos HQforismos são criaturas da Aurora pós humana, bem como os aforismos que o compõem, são parte desse ideário do artista.

Conheça alguns HQforismos do Ciberpajé:














Um comentário:

  1. Concerteza Irei experimentar essa forma de arte que combina exatamente com tudo que gosto, vi os da Daniele(quarta sacerdotisa) que são muito bons também, só queria ter dinheiro pra comprar os assessórios 😂😂😂

    ResponderExcluir