A sessão Cria_ciberzines da notória editora alternativa Marca de Fantasia, traz a produção de zines criados por integrantes do Grupo de Pesquisa Cria_Ciber, coordenado pelo Ciberpajé (Edgar Franco) na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). No ano de 2022 foram publicados 9 Cria_ciberzines, a série tem coordenação de Gazy Andraus e Léo Pimentel (Amante da Heresia) e suporte editorial de Henrique Magalhães, da Marca de Fantasia, que criou um espaço especial para a publicação das versões em PDF de todos os zines do grupo.
O zine KZulovo - baixe-o nesse link - traz uma HQ poético-filosófica desenvolvida no contexto do universo ficcional transmídia da Aurora Pós-Humana. Ela surgiu conceitualmente como um desdobramento de outra HQ chamada "Ovo" e trata da temática mais emergente desse universo, a tecnognose e as buscas transcendentes em contraste com o binárismo anticósmico.
KZulovo é fruto da parceria criativa entre o Ciberpajé e Rennan Queiroz, artista tatuador e pesquisador que realiza mestrado no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG sob orientação do Ciberpajé, no qual investiga a tatuagem como arte. A narrativa foi pensada com uma imagem por página já no intuito da realização de seu desdobramento transmídia, ou seja, ter as artes de suas páginas tatuadas na pele de interatores interessados em carregar partes dela resignificando-as e recontextualizando-as. Sendo essa proposição transmidiática uma ação inédita na Aurora Pós-Humana.
O Ciberpajé e Rennan Queiroz alternaram os desenhos na criação da narrativa e o Ciberpajé ficou responsável pelo texto. As artes foram pensadas para explorar o estilo lineart de tatuagem e permitir que fossem tatuadas nos interatores durante o evento “Festival de Artes Ciberpajelanças III”, que aconteceu no Espaço Cultural Ruptura, em Goiânia, nos dias 26 e 27 de novembro de 2022.
Todas as 15 artes que integram a narrativa foram tatuadas em interatores que se dispuseram a integrar essa experiência artística transmídia, ressignificando a narrativa que agora circula entre pessoas pelo mundo. Algumas das artes foram tatuadas em integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), sendo eles o Dr. Bruno Mendonça, o Pós-Doutorando Léo Pimentel (Amante da Heresia - PPGACV-FAV/UFG) e o doutorando Frederico Carvalho Felipe (Fredé CF - PPGACV-FAV/UFG). Em breve teremos um post com fotos das tatuagens de todas as artes de KZulovo.
Conheça e baixe na íntegra os 9 Cria_ciberzines editados em 2022 clicando nesse link e rolando a página até a sessão Cria_Ciberzines.
Nenhum comentário:
Postar um comentário