sábado, 31 de dezembro de 2022

Balanço de 2022 e Mensagem do Ciberpajé para 2023!



Queridos amigos, DESEJO-LHES SAÚDE E SUCESSO NO ANO NOVO! Para mim 2022 foi um ano de retomada, depois de muitas tragédias e tristezas pessoais em 2020 e 2021. Nessa ano tantas coisas incríveis aconteceram em minha vida, entre elas recebi a honraria de ser agraciado com o Troféu Angelo Agostini de Mestre dos Quadrinhos Nacionais!

+
Também retomamos com força o Festival de Artes Ciberpajelanças, organizado pelos integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER que eu coordeno na Faculdade de Artes Visuais da UFG. Nessa terceira edição das Ciberpajelanças tivemos exposições, mostra internacional de zines, oficinas, performances e flashtatoo, com a presença recorde de mais de 400 pessoas!
+
Nesse ano, eu e os integrantes do Grupo Cria_Ciber (FAV/UFG), somamos mais de 40 artigos científicos inéditos publicados em anais de eventos nacionais, internacionais e periódicos e lançamos 9 zines especiais enfocando nossas pesquisas, além de termos participado de exposições nacionais e internacionais em eventos notórios como 21#ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, 31° ANPAP - Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e 7º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia.
+
As animações experimentais criadas por mim e em parceria com integrantes do Grupo CRIA_CIBER, uma delas com tecnologia pioneira no Brasil, participaram de 8 festivais internacionais, na América Latina e Europa. Lançamos EPs, CDs, videoclipes e videoartes do Projeto Ciberpajé, Projeto Quilombot, Fredé CF, Amante da Heresia, entre outros, que juntos somam milhares de views nas diversas plataformas.
+
Fui indicado ao Troféu Angelo Agostini de melhor roteirista pelos álbuns em quadrinhos Licanarquia e Renovaceno. O doutorando do PPGACV/UFG, integrante do CRIA_CIBER e meu orientando, Ícaro Lênin, foi um dos agraciados com o Troféu HQMIX, por integrar a coletânea de quadrinhos Café Espacial #19. E o álbum em quadrinhos Intempol: agora, organizado por Octavio Aragão, com HQ inédita minha, foi indicado ao HQMIX na categoria Publicação de Aventura/Terror/Fantasia.
+
Tenho só que agradecer a tantas pessoas incríveis e especiais que caminharam ao meu lado nesse ano para esses feitos fantásticos! Vocês SÃO FERAS! Meu abraço afetuoso aos integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER e aos demais seres que contruíram comigo essa caminho por 2022! Nada se realiza sozinho nessa vida e as egrégoras que tenho formado são sempre mágickas!
+
Para fechar o ano com alegria, 3 realizações bem recentes, a publicação de meu ensaio "Ascensão e Ocaso no Universo Ficcional Transmídia da Aurora Pós-Humana", no notório periódico científico LITERARTES V.1, n.17 (2022), publicado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, leia o artigo no link:
+
+
Acaba de ser lançada a versão impressa do livro acadêmico "Música Extrema: ruídos, imagens e sentidos", que traz o capítulo "PROJETO MUSICAL CIBERPAJÉ: processos criativos de 3 EP’s pandêmicos", que ocupa as páginas de 136 a 152 da obra. Saiba mais sobre o livro, e baixe graruitamente a versão em e-book no link:
+
+
E também acaba de ser editada a revista acadêmica de filosofia Paradigmas #49, que mantém sua bela versão impressa. Nesse número sou o responsável pela arte da capa, pela HQ Lar, e também autor do artigo "A História em Quadrinhos Lar: um libelo contra o Binarismo Anticósmico". Saiba mais e adquira o seu exemplar no link:
+
+
Finalmente agradeço aos amigos e admiradores de minhas obras e ideário que me convidaram para podcasts, palestras, conferências, realizaram entrevistas comigo, pesquisaram meus quadrinhos, homenagearam-me com artes, poemas, etc. Também aos meus amados familiares com destaque para a minha esposa I Sacerdotisa Rose Franco, minha mãe Aliminda Salomão, o meu filho Lucas Dal Berto, minha irmã Adi Franco, meu cunhado Christian, sobrinhos Diana, Vigo, Isadora e João Pedro, sogros Zilda e Severino, e cunhadas Joana e Anamaria. A força de vocês manteve-me vivo, focado e sereno, e foi fundamental para ultrapassar os abismos.
+
Ao meu pai, Dimas Franco, entranhado em minha alma e eternamente presente em meu espírito, cada mínima realização minha é dedicada a você, como era enquanto você vivia.
+
Viva a vida! Depois do abismo entramos em um novo ciclo!
2023 SERÁ ESPETACULAR!
+
Ciberpajé em 31 de dezembro de 2022
+
Na foto do post, da I Sacerdotisa Rose Franco, tenho em mãos um exemplar da revista Paradigmas #49, um exemplar do livro Música Extrema, e print de capa da revista acadêmica Literartes #17(USP), e estou usando a camiseta oficial do Festival de Artes Ciberpajelanças III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário