"Música Extrema: ruídos, imagens e sentidos" é o novo e instigante livro da editora, com conselho editorial acadêmico, Pimenta Cultural. A edição possui versão em e-book que pode ser baixada gratuitamente nesse link, e a versão impressa que pode ser adquirida nos links fornecidos pela editora.
A obra de fôlego somando 418 páginas reuniu pesquisadores e pesquisadoras acadêmicas explorando múltiplos aspectos sociais, antropológicos, culturais e estéticos do amplo e complexo universo da chamada música extrema. Muitos deles com envolvimento direto com a cena musical underground brasileira, pois além de pesquisadores são também musicistas, zineiros ou ilustradores, ou ainda ativistas culturais. Além dos artigos a obra também incluiu ilustrações e HQs de nomes lendários da cena como Carlos Lopes (Dorsal Atlântica) e Guga Burkhardt, entre outros, ampliando o seu escopo para além do interesse acadêmico.
O Ciberpajé (aka Edgar Franco) foi convidado pelos organizadores do livro Cristiane Bahy; Cristiano dos Passos; Lucas Martins Gama Khalil e Rodrigo Barchi para participar com um capítulo e escreveu sobre sua experiência de processos criativos com o seu projeto musical Ciberpajé durante a pandemia, o que gerou o capítulo 5 do volume intitulado "PROJETO MUSICAL CIBERPAJÉ: processos criativos de 3 EP’s pandêmicos", que ocupa as páginas de 136 a 152 da obra.
O Ciberpajé agradece ao incrível convite e oportunidade de integrar essa obra singular no panorama brasileiro, como bem destaca Sílvio Gallo em trecho do prefácio:
“Precisamos saudar esse livro, que dá continuidade aos Diálogos com a música extrema, de 2021, por trazer à baila um estilo de música que, de algum modo, podemos considerar como ‘marginal’, como ‘alternativo’, que engaja seus praticantes e amantes de modo intenso, visceral, como é a própria música produzida. Este livro nos provoca, nos incita, ao transitar por essas perturbações sonoras que não nos deixam parados, indiferentes”.
Serviço
Parabéns por mais essa obra! Baixei agora para começar a ler e apreciar a arte gráfica.
ResponderExcluir