domingo, 16 de novembro de 2025

[Festival Internacional] (In)Finitum: animação pioneira de Ciberpajé é selecionada em festival na Flórida (USA) dedicado ao cinema realizado com IA, o "MIAMI ART TECH SUMMIT" 2025


O curta de animação (In)Finitum, obra pioneira no Brasil a utilizar a inteligência artificial "Neural Style Transfer" para criar uma ambientação enteogênica, lançada em 2020, acaba de ser selecionada para o seu 17º Festival de Cinema! 6 anos depois de seu lançamento, a relevância da animação (In)Finitum" mostra ainda o impacto de sua poética visual e a curadoria do pioneiro festival internacional de cinema de Miami, na Flórida - Estados Unidos, o "MIAMI ART TECH SUMMITselecionou-a para sua mostra competitiva. O evento é um dos primeiros festivais internacionais do mundo dedicados a filmes criados com inteligências artificiais e a animação representará o Brasil e a Universidade Federal de Goiás no Festival. 

(In)Finitum foi criado por integrantes do Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG) incluindo alunos e egressos do PPGACV UFG (Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da UFG), tendo como diretores o Ciberpajé, Luiz Fers e Amante da Heresia. Inclusive, o livro "Brazilian Science Fiction Film: A Critical History", fruto de décadas de pesquisa do Prof. Dr. Alfredo Luiz Suppia (UNICAMP), lançado pela "State University of New York Press", inclui uma breve análise da animação pioneira (IN)FINITUM, destacando tratar-se da primeira animação brasileira a utilizar uma rede neural NST (Neural Style Transfer) para gerar a sua visualidade. 



(In)Finitum foi semifinalista em festivais na Itália e Peru, e recebeu uma nomeação como finalista em um festival na Espanha e em outro na Austrália. Veja os 17 festivais para os quais a animação experimental já foi selecionada desde 2020:

01 - Mostra competitiva de melhor filme de animação experimental do "T-short Animated Films Festival" 2021, da Alemanha.  
02 - Semifinalista na mostra competitiva de melhor filme de animação do Festival del Cinema de Cefalù 2021, na província de Palermo, Itália.
03 - Mostra competitiva de animação do Festival Internacional de Artes Azores Fringe 2021, nas ilhas dos Açores, em Portugal.
04 - Mostra competitiva do 17h Annual Gallup UFO Film Festival 2020, realizado na cidade de Gallup, no estado do Novo México, Estados Unidos.
05 - Mostra competitiva do festival internacional Lift-Off Global Network Sessions 2020 - da Inglaterra.
06 - "Quarter-finalist" no  Animate - Australia Animation Film Festival 2022, da Austrália.
07 - Nomeada como finalista no Filmóptico - International Art Visual and Film Festival, da Espanha.
08 - Semifinalista no Festival Internacional Lima Web Fest 2021, no Peru.
09 - Mostra internacional do T-Short Animated Films, da Alemanha.
10 - Mostra competitiva do The Paus Premieres Festival, da Inglaterra.
11 - Mostra competitiva do Tofuzi Internacional Animated Film Festival 2021, da Georgia.
12 - Mostra competitiva do Art All Night - Trenton Annual Film Festival 2021, dos Estados Unidos.
13 - Selecionado pela curadoria para a Exposição (Re)Existências do Encontro Nacional da ANPAP - Associação dos Pesquisadores em Artes Plásticas, 2021, do Brasil.
14 - Mostra Competitiva do LETNetworks Presents: AmLatino Film Festival 2021, dos Estados Unidos.
15 - Mostra do Festival Internacional Planeta.Doc 2021, do Brasil.
16 - Mostra estadual do 14º Dia Internacional da Animação de Goiânia 2021, do Brasil.
17 - Mostra competitiva do Festival Internacional MIAMI ART TECH SUMMIT, em Miami, Flórida, nos Estados Unidos, 2025.

(In)Finitum é um curta em animação feito em rotoscopia digital e rede neural com música do Posthuman Tantra. A animação - de inspiração enteogênica e ocultista - trata da reconexão com a natureza e o cosmos. (In)Finitum tem direção geral do Ciberpajé (Prof. Dr. Edgar Franco -FAV/UFG), de Luiz Fers (Msc. Luiz Carlos F. da Silva - egresso PPGACV FAV/UFG), e Amante da Heresia - (Dr. Léo Pimentel Souto FAV/UFG), e direção de arte e animação de C.N.S.(Arquiteto Diogo Soares) e do Ciberpajé. A obra é uma produção do Grupo de Pesquisa Cria_Ciber (FAV/UFG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário