quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Álbum "Duetos Essenciais": divulgação nacional em sites, blogs e jornais


O ano de 2017 está chegando ao fim, e foi um ano com múltiplos lançamentos do Ciberpajé, incluindo álbum "Duetos Essenciais", publicado pela editora Marca de Fantasia, que editou HQs em parceria entre o Ciberpajé e nomes seminais do quadrinho autoral e alternativo brasileiro, sendo eles:  Shimamoto, Gian Danton, Omar Viñole, Ricardo Borges, Luciano Irrthum, Simone Maia, Nuno Nisa, Norival Bottos Junior, Gazy Andraus, Rose Franco, Renato Pereira Coelho, Petter Baiestorf, Marcos Freitas, Roberto Schima, Henry Jaepelt, Al Greco, Luciano Teodouros, Erika Saheki, Hiiris Lassorian, Marcelo Marat, Michel, J. M. Tognon e Antonio Eder.

A obra foi lançada oficialmente durante a sessão de lançamentos do "III Entre Aspas - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Arte Sequencial", que aconteceu entre os dias 25 e 27 de maio de 2017 na cidade de Leopoldina, MG, e contou com a presença de pesquisadores e autores de todo o país, como o Prof. Dr. Amaro Braga (Diretor da Aspas), o Prof. Dr. Thiago Modenesi, a Profa. Dra. Valéria Bari, o Prof. Dr. Gazy Andraus, a Doutoranda IV Sacerdotisa Danielle Barros, a Msc. Natania Nogueira, dentre outros. Veja fotos do lançamento aqui.

O álbum teve ótima recepção e foi divulgado e resenhado em vários veículos da área de quadrinhos. Nesse post reunimos algumas dessas repercussões. Para os que tiverem interesse pela edição seguem detalhes: 

DUETOS ESSENCIAIS - Edgar franco (Ciberpajé) e convidados. Ed. Marca de Fantasia, 2017. 80 páginas, 14x20cm, capa 4x0 cores, miolo PB, lombada, R$20,00. Contato: ciberpaje@gmail.com / ciberpaje.blogspot.com.br. Pedidos: marcadefantasia@gmail.com

O Ciberpajé deixa aqui sua gratidão a todos que ajudaram na divulgação de Duetos Essenciais!

-----------------------------------------------------

DUETOS ESSENCIAIS: Resenha por Marcos Freitas, para o blog Atomic 

Reunião de quadrinhos poético-filosóficos de Ciberpajé e convidados. A idéia para este álbum surgiu em 1997 e só agora, vinte anos depois, podemos conhecer o resultado da obra. E ele não decepciona. São vinte e três parcerias que passeiam com desenvoltura pelo tema, com resultados contrastantes mas media alta, o que surpreende, pelo fôlego do projeto.

O álbum caprichado da Marca de Fantasia, com este nível de ousadias gráficas, experimentações e proposta conceptiva, só poderíamos encontrar mesmo em uma publicação alternativa. Alguns trabalhos chamam a atenção e destaco aqui os que mais me impressionaram.

Shimamoto apresenta uma adaptação ao texto “Razão” de Ciberpajé, em uma técnica inusitada em látex branco sobre azulejo, dificuldade técnica que só um mestre como Shima ousaria fazer.

O texto de Gian Danton em “A Caverna”, inspirado em Platão, é um desafio e tanto a Ciberpajé, responsável pela arte, mas o resultado é uma das melhores HQs do álbum.

Omar Viñole, exímio arte finalista, parceiro de longa data do genial Laudo, aqui passa a tinta na arte de Ciberpajé trazendo uma leveza única a seu traço.

Ricardo Borges (do lendário fanzine Krise) traz o expressionismo punk-poético à baila, ilustrando poema de Ciberpajé, “Indolor”.

Luciano Irrthum faz a tinta em “Dores” e em seguida é a vez de Ciberpajé finalizar HQ sem título de Irrthum. Contrastes bacanas e combinações inusitadas de estilos com ótimos resultados. Equilíbrio que dá samba.

Nuno Nisa, artista português convidado, ilustra com delicadeza o sutil texto “A Paz” de Ciberpajé.

A parceria com Gazy Andraus e a bela arte de Al Greco também são bons momentos presentes na leitura e imersão ao mundo de “Duetos”.

Ao final o autor comenta as parcerias e os trabalhos que compõe o álbum, o que enriquece ainda mais a edição.

Parabéns Ciberpajé! É uma honra fazer parte deste belo álbum, rodeado de feras dos quadrinhos.


------------------------------------------------

DUETOS ESSENCIAIS: resenha & indicação de leitura da IV Sacerdotisa Danielle Barros para seu blog.


Como Henrique Magalhães bem colocou no prefácio, esta obra causa impacto e nos "imobiliza", no meu caso, essa sensação de implosão intimidou-me a escrever mais sobre o álbum. O que posso dizer é que em meio a tantas publicações superficiais, poder ler HQs com conteúdos profundos e pertinentes é uma forma de reflexão e choque, tanto para não permanecermos quanto para sairmos do estado uterino do pensamento.
A mensagem contundente de cada HQ, bem como os traços de exuberante beleza estética de cada artista, nos encanta. É um deleite que compensa o desolamento que algumas HQs provocam ao expressar de forma peculiar e poética a luz e a sombra humana, de forma atemporal e ageográfica, mas com uma verossimilhança desconcertante.Parabéns ao Ciberpajé, aos autores envolvidos na obra e ao editor Henrique Magalhães por sempre incentivar a arte genuína. 


------------------------------------------------------------------

DUETOS ESSENCIAIS: divulgação na página do facebook HQ´s BR´s


---------------------------------------------------------------------

DUETOS ESSENCIAIS: divulgação no canal Zine Brasil




--------------------------------------------------------------

DUETOS ESSENCIAIS: divulgação no blog Emt Cultura


---------------------------------------------------------------------------

DUETOS ESSENCIAIS: divulgação no blog Múltiplo



----------------------------------------------------------------

DUETOS ESSENCIAIS: divulgação no blog de Ivan Carlo (Gian Danton)



-------------------------------------------------------------------------------

DUETOS ESSENCIAIS: divulgação no blog Caneta e Café


-------------------------------------------------------------------------
DUETOS ESSENCIAIS: arte de página de HQ do álbum é capa da revista acadêmica "Cadernos Zygmunt Bauman"v. 6, n.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário