sábado, 24 de fevereiro de 2018

[Dossiê Ciberpajé] Artigo de pesquisador da PUC-SP trata dos “Entrecruzamentos de arte e pesquisa na obra de Edgar Franco”

Leia o artigo clicando na imagem

O artigo “Entrecruzamentos de arte e pesquisa na obra de Edgar Franco” - publicado no Dossiê Ciberpajé da Revista Acadêmica Cadernos Zygmunt Bauman (UFMA) -, é de autoria de Clayton Policarpo, doutorando e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, PUC-SP, onde é orientando da notória pesquisadora Profa. Dra. Lucia Santaella. Integrante dos grupos de pesquisa TransObjetO (PUC-SP) e Realidades (ECA-USP), Clayton foi aluno do Ciberpajé quando cursava graduação em arquitetura na PUC-Poços de Caldas e desde então acompanha a obra de Edgar Franco. 

O artigo trata das confluências e distanciamentos entre prática artística e pesquisa científica, prepondo confrontações teóricas acerca dos conceitos, aparentemente díspares, de arte-ciência e artista-pesquisador, identificando traços de reconciliação de tais práticas na obra do Ciberpajé Edgar Franco.

"DOSSIÊ CIBERPAJÉ: arte, vida e transmídia", foi publicado na revista acadêmica Cadernos Zygmunt Bauman (UFMA), esse Vol.7 N.15. Ele reuniu dez pesquisadores de oito universidades brasileiras e uma estrangeira com artigos inéditos tratando de múltiplos aspectos das criações artísticas do Ciberpajé (Edgar Franco) e de sua atuação como artista-pesquisador. O dossiê, de mais de 200 páginas, é um testemunho do caráter interdisciplinar da obra do Ciberpajé, compreendendo artigos redigidos por pesquisadores doutores e doutorandos das áreas de história, comunicação, educação, design digital, educação & saúde, música, artes e filosofia. A concepção e ideia de publicação do dossiê partiu do convite do Professor Dr. Wellington Lima Amorim (UFMA), um dos editores da Cadernos Zygmunt Bauman. Leia o dossiê na íntegra clicando na imagem abaixo.

Capa do Dossiê. Ciberpajé fotografado por Daniel Rizoto (2017). Ensaio "Posthuman Light", por Ciberpajé, Daniel Rizoto & Anésio Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário