sexta-feira, 3 de setembro de 2021

[Festival Internacional] Animação (In)Finitum é semifinalista no "Festival Lima Web Fest (2021)", no Peru.


A animação experimental (In)Finitum foi selecionada pelas curadorias de 5 festivais europeus, sendo finalista na Espanha e na Itália, também em 3 festivais nos EUA e um no Brasil. Agora é a vez de sua indicação como semifinalista em um festival latino-americano, trata-se do Lima Web Fest, que inclui as categorias de Webseries, Videogames e Animação. Para os criadores de (In)Finitum é motivo de grande alegria a indicação como semifinalista em um festival da América do Sul. O Festival Lima Web Fest acontece entre os dias 14 e 16 de setembro de 2021 e pode ser conferido neste link.

(In)Finitum é uma animação experimental criada em rotoscopia digital com auxílio de redes neurais. A obra é contextualizada no universo ficcional da Aurora Pós-humana, nesse caso apresentando um ser híbrido transgênico de inspiração xamanista em um futuro pós-humanista, após o declínio da civilização. Esse híbrido pós-humano busca uma experiência de reconexão à natureza e ao cosmos através de sua integração idílica a um ambiente natural. A experiência de reintegração cósmica se reflete na visualidade característica da animação que conecta-o esteticamente à paisagem.


O curta de animação (In)Finitum é uma produção do grupo de pesquisa Cria_Ciber (Criação e Ciberarte – CNPq), que desenvolve pesquisas sobre narrativas transmídia e novas tecnologias desde 2010 no contexto do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (PPGACV – FAV/UFG). A animação, marcadamente experimental, teve orçamento zero e só foi desenvolvida devido aos esforços dos artistas pesquisadores envolvidos em sua execução. A concepção geral foi realizada por Edgar Franco – a.k.a. Ciberpajé, e a direção feita em parceria com o mestre egresso do PPGACV, Luiz Carlos Ferreira da Silva (Luiz Fers) e o doutorando do PPGACV, Léo Pimentel Souto (Amante da Heresia). A parceria com o artista e arquiteto Diogo Soares (C.N.S. - Caos Necrophagos Soturnums) na direção de arte e realização da rotoscopia digital foi fundamental para o resultado final da obra. A música do curta foi criada pela banda Posthuman Tantra, capitaneada pelo Ciberpajé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário