terça-feira, 2 de junho de 2015

O zine "MOMENTANEIDADE 1" - criado durante atividades do II Entre ASPAS

FAZENDO UM ZINE EM 2 HORAS!
O zine "MOMENTANEIDADE 1", foi produzido durante o II Entre Aspas - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Arte Sequencial - pelo Ciberpajé em parceria com o lendário quadrinhista poético filosófico Gazy Andraus, o grande zineiro e incentivador dos zines na educação Alberto Souza (Beralto), e pelos novos zineiros Alexandro e Dilson Junqueira. 

Fanzine em desenvolvimento [1]
HQforismo do Ciberpajé para o zine Momentaneidade 1
O fanzine surgiu em um grupo de trabalho que era responsável por apresentar os processos metodológicos envolvidos nos estudos das HQs no contexto da arte. O grupo, por sugestão do Ciberpajé, aderiu à ideia de criarmos um fanzine de HQforismos, com trabalhos de uma página que fundem aforismos e quadrinhos. A criação do zine serviu de exemplo de como pode funcionar a metodologia experimental em um processo criativo. 

Fanzine em desenvolvimento [2]


A edição foi produzida, reproduzida e distribuída entre os participantes do encontro em menos de 2 horas. Toda a parte de editoração e montagem ficou a cargo do criativo e experiente Beralto.
Montagem dos fanzines por Beralto [1]
Montagem dos fanzines por Beralto [2]
Beralto, Ciberpajé e Gazy Andraus
Durante o processo criativo do fanzine
Pretendemos transformar a criação zinística em um dos momentos oficiais dos encontros e fóruns da ASPAS - Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial. Quem quiser um exemplar do zine pode encomendar diretamente com o Beralto, que ficou com o copião original.
Gazy Andraus apresentando a matriz do zine Momentaneidade, e o processo de criação.
Na foto, tirada pela IV Sacerdotisa Danielle Barros, da esquerda para a direita: Beralto, Ciberpajé - com o zine em mãos - e Gazy Andraus