segunda-feira, 29 de outubro de 2018

[Lançamento] Agartha: terceira edição do álbum em quadrinhos do Ciberpajé comemora 20 anos de seu lançamento

]Capa da terceira edição de Agartha, lançamento da Editora Marca de Fantasia


O lançamento em Goiânia da terceira edição do álbum em quadrinhos Agartha, obra do Ciberpajé (Edgar Franco), aconteceu durante a sessão de lançamentos do evento Ciberpajelanças, no Espaço Cultural Ruptura. Essa terceira edição de Agartha comemora os 20 anos da publicação de sua primeira edição pela Editora Marca de Fantasia, em 1998.
]
Mesa de lançamentos do evento Ciberpajelanças, em Goiânia

Agartha é um álbum em quadrinhos emblemático do gênero poético-filosófico criado por Edgar Franco (Ciberpajé) e publicado pela editora Marca de Fantasia em 1998, com segunda edição publicada em 2002. Esse gênero genuinamente brasileiro tem como duas de suas características principais: a intencionalidade poética e filosófica; e a inovação na linguagem quadrinística. Trata-se de uma obra singular concebida como uma reflexão fantástico filosófica que questiona a concepção arquetípica de paraíso/éden existente em diversas religiões ao redor do mundo, como no Cristianismo, Judaísmo e Maometanismo. O álbum investe no potencial poético e experimental das HQs poético-filosóficas, e em múltiplas simbologias alquímicas e esotéricas.


Mesa de lançamentos do evento Ciberpajelanças, em Goiânia

 Ciberpajé e o quadrinhista e pesquisador Guilherme Silveira com seu exemplar de Agartha, nas Ciberpajelanças, em Goiânia



Texto do Dr. Henrique Magalhães (UFPB) sobre Agartha

A terceira edição de Agartha também marcou o lançamento simultâneo do livro Agartha: Símbolos e Mitos nos Quadrinhos Poético-filosóficos, a obra é fruto de uma pesquisa sagaz sobre os aspectos simbólicos presentes no álbum em quadrinhos "Agartha". O livro foi escrito pela pesquisadora Dra. Danielle Barros (UNEB), uma das maiores estudiosas da arte do Ciberpajé e também conhecida como IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana. O ensaio é uma publicação da editora Marca de Fantasia e integra a coleção "Quadrinhos Poético-filosóficos", e foi lançado oficialmente durante as Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP, no dia 23 de agosto de 2018.

O livro objetiva apresentar aspectos simbólicos e míticos presentes no texto e arte de Agartha, assim como as reflexões filosóficas propostas sobre a concepção de um éden transcendente e os dilemas existenciais que envolvem essa concepção fundamentadas segundo conceitos filosóficos de Jung, com algumas referências a Chauí, Blavatsky e Chardin. Para Edgar Franco, Danielle Barros debruçou-se sagazmente sobre cada uma das páginas da obra, investigando os símbolos pregnantes e suas conexões com a narrativa em Agartha. Desvendando elementos sutis com uma excelente e sintética fundamentação teórica, trazendo luz a muitos aspectos herméticos da história e renovando o interesse de futuros leitores e pesquisadores dos quadrinhos poético-filosóficos.


O Ciberpajé e a IV Sacerdotisa durante o lançamento nas Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP, em São Paulo

Os interessados no livro e no álbum podem adquiri-los diretamente no sítio da editora Marca de Fantasia, nos links e imagens desse post, ou ainda diretamente com os autores para exemplares autografados: ciberpaje@gmail.com / danbiologa@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário