quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Ciberpajé apresenta artigo científico sobre HQs inspiradas em Ayahuasca no #ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, em Brasília

Ciberpajé no 17#ART, em Brasília

No dia 5 de outubro de 2018, o Ciberpajé esteve no 17 #ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, em Brasília, apresentando seu artigo inédito: “Nuasca” & “Presença”: Quadrinhos expandidos inspirados em experiência visionária com ayahuasca". O artigo trata de processos criativos de quadrinhos baseados em experiências de ENOC - Estados não ordinários de consciência, em especial 2 HQs inspiradas por uma experiência de ingestão do enteógeno ayahusca, uma delas em parceria com Matheus Moura, as duas publicadas no álbum em quadrinhos "Cartografias do Inconsciente" (editora Reverso, 2018).

A apresentação do Ciberpajé teve na plateia a presença de alguns dos grandes nomes da pesquisa em arte e tecnologia no Brasil, como Dra. Suzete Venturelli, Dra. Maria Luiza Fragoso, Dra. Tânia Fraga,  Dra Rosangella Leote, Dr. Milton Sogabe, Dra. Yara Guasque, Dra. Sandra Rey, dentre outros. Alguns dos presentes fizeram questão de destacar a coragem do Ciberpajé (Edgar Franco) em tratar desses temas ainda tabus no contexto da academia.


Veja algumas fotos da apresentação do Ciberpajé no #ART, cliques de Clarissa Ribeiro e Jonas Esteves.










Conheça o livro do Ciberpajé Quadrinhos Expandidos que trata de múltiplas experiências de criação de quadrinhos com métodos de ENOC diversos como uso dos enteógenos Ayahuasca, Psilocybe cubensis , a técnica da Respiração Holotrópica, e os sigilos mágicos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário