quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

[Lançamento] "O Enterro dos Deuses": videoclipe do Ciberpajé é um dos pioneiros no mundo a utilizar a rede neural Deep Dream


O projeto musical Ciberpajé, capitaneado por Edgar Franco (a.k.a. Ciberpajé), é baseado na musicalização de aforismos gravados com sua voz por bandas e musicistas dos mais variados gêneros musicais, do heavy metal ao experimental. Já gravaram faixas e EPs do Ciberpajé nomes respeitados no cenário nacional e internacional como Mensageiros do Vento (com ex integrantes do Imago Mortis), Dimitri Brandi (Psychotic Eyes), Muqueta Na Oreia, Blues Riders, Alan Flexa, Sergio Ferraz, Amyr Cantúsio Jr. (Alpha III), Melek-tha (França) e muitos outros.

Em 2019 um dos EPs lançados foi "Madrugada de Lilases Pedras Adornadas", parceria com a banda dark ambient de Brasília Nix's Eyes. O Ciberpajé e Caos Necrophagos Soturnums (a.k.a. CNS, mentor do Nix's Eyes) propuseram-se a criarem videoclipes para cada uma das 3 faixas do EP, e o mais desafiador deles foi o que acaba de ser lançado em 2020.

"O Enterro dos Deuses" tem como marco seu pioneirismo brasileiro na utilização da tecnologia  Deep Dream, uma forma de inteligência artificial e rede neural que altera padrões identificados em imagens digitais, reorganizando-as para que sejam identificadas pelo olho humano, e gerando assim efeitos que remontam experiências visuais psicodélicas.

O videoclipe/videoarte de 3:30 minutos, uma produção D.I.Y. com criação e direção de C.N.S. e roteiro do Ciberpajé, tem como inspiração o aforismo recitado na música: "Quando todos os deuses forem enterrados com seus pretensos livros sagrados a humanidade despertará. A empatia e o amor reinarão na pós-humanidade!" Contextualizando a visualidade num deserto de areia e em uma pirâmide hermética que simboliza o túmulo cósmico dos deuses, e trazendo uma estética digital retrô noventista. A pós-produção da obra demandou um processo lento de inserção de cada um dos frames base do vídeo no Deep Dream para a obtenção dos frames finais. O resultado é uma intensa viagem psiconáutica digital e os criadores indicam assistir ao vídeo no escuro para melhor visualização dos efeitos visuais.

Assista ao videoclipe pioneiro "O Enterro dos Deuses" nesse link, ou abaixo. 


Veja alguns frames do videoclipe "O Enterro dos Deuses":










Ouça o EP "Ciberpajé - Madrugada de Lilases Pedras Adornada" nesse link ou clicando na arte da capa abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário