sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

[Resenha] "Ciberpajé - Loucos ou Deuses": EP trata do necessário equilíbrio com nossa complementaridade, por IV Sacerdotisa Danielle Barros


Um EP lindo e muito importante, marcando parceria entre o Ciberpajé e a banda Filmy Ghost, do Chile! Traz como mensagem essencial a questão dos opostos complementares. Luz e sombra, dia e noite, alegrias e tristezas, vida e morte, faces necessárias e que compõem nossa existência. Eu disse que o EP é importante porque além de ser uma criação artística (e a arte é FUNDAMENTAL) traz reflexões pertinentes à nossa espécie, pois os opostos são facetas da natureza humana. Penso que se nós soubéssemos lidar melhor com essas contradições o mundo não estaria tão DEGRADADO e repleto de guerras e competividade. Penso que essa é a mensagem principal que o EP apresenta, o do necessário equilíbrio com nossa complementaridade, remetendo aos princípios do Caibalion, como a filosofia de viver no agora, de ser intenso, ter serenidade, foco, o pensamento do que está em cima está embaixo, complementaridade, entre outros. 

Deuses ou Loucos, nesse ponto, apesar da sociedade ver deuses e loucos como contrapontos, eu os vejo como simbióticos, pois todo deus ou deusa tem loucura. Loucura em ter coragem de ser quem é em um mundo onde se cultuam e seguem "líderes", "deuses" e "mitos". Loucura de amar. Loucura de se expressar. Loucura de se mostrar, Loucura de ser alegre, Loucura de ser criativo! 

A faixa um foi impactante e abre o EP com força e vontade! A faixa dois achei linda e intensa (acho que a que eu mais gostei), a três é forte e traz verdades a se refletir e agir. As melodias foram muito especiais, em algumas a respiração acelerou e ofegou, noutras, relaxamento. Em certa faixa as vozes ora cortantes e incisivas, ora sussuradas. Esses sussuros pareciam conversar com meus diversos eus, lembrando-me da minha multiplicidade.

A capa foi uma das mais belas da série de EPs do Ciberpajé, claramente uma referência ao yin e yang, o que enfatiza a simbiose com a mensagem essencial que o EP traz. As cores são mais "frias", penso que contrasta e equilibra bem com o "calor" da mensagem que a obra apresenta. Fiquei olhando um tempo essa arte sigilistica e vi surgir também a simbologia do oito, do infinito, através do entrelaçamento das deusas peitudas, que me trouxeram o arquétipo de criadoras, nutridoras, exuberantes, Gaia. Parabéns à dupla pelo lançamento que derruba barreiras geográficas provando que a arte une!



* A IV Sacerdotisa é Danielle Barros, artista multimídia e professora Dra. da UFSB, Teixeira de Freitas (BA)

Saiba mais detalhes e ouça o EP "Ciberpajé - Loucos ou Deuses" clicando na arte de capa abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário