sexta-feira, 20 de setembro de 2019

[Resenha] Álbum em quadrinhos Ecos Humanos resenhado no blog Comunidade de Resenhas Literárias, por Fabio Shiva

O grande artista multimídia baiano, musicista, poeta, romancista e ativista cultural, Fabio Shiva, um dos mentores da banda Mensageiros do Vento, e ex-integrante da lendária banda Imago Mortis, escreveu uma breve e contundente resenha do álbum em quadrinhos "Ecos Humanos" para o blog "Comunidade de Resenhas Literárias", confira a resenha aqui, ou no fac-símile abaixo:




Texto da resenha:

ECOS HUMANOS – Ciberpajé e Eder Santos

Dá gosto de ver uma Graphic Novel tão primorosa sendo feita no Brasil! O roteiro é do querido artista multimídia Ciberpajé Edgar Franco e os desenhos são do talentoso e inspirado Eder Santos.

O que de imediato chama a atenção nessa belíssima história em quadrinhos, além da qualidade dos desenhos, é que não há uma única palavra de texto. Toda a narrativa é visual, profundamente simbólica e metafórica. A tal ponto que eu considero a obra, que desafia rotulações, como um tocante poema gráfico.

Outro fator que me marcou nessa leitura é o quanto a história se abre para uma diversidade de interpretações, sempre preferindo sugerir a afirmar. Ciberpajé consegue a proeza de aliar sutileza e provocação em sua narrativa, construindo uma trama que ao mesmo tempo nos emociona por sua delicadeza e nos instiga pelos questionamentos que proporciona. E o traço elegante de Eder Santos é o veículo mais que adequado para transmitir esse vigoroso lirismo visual.

E viva a nossa Arte Brasileira!
*Fabio Shiva

Saiba mais sobre Ecos Humanos e Adquira seu exemplar no link:




Um comentário: