segunda-feira, 30 de setembro de 2019

[Lançamento] ENTEOGÊNICOS: novo álbum em quadrinhos do Ciberpajé traz HQs psicodélicas inspiradas em experiências com Ayahuasca e Cogumelos



No dia 13 de outubro será lançado ENTEOGÊNICOS durante a III SketchCon art Convention, na cidade de São Paulo. Trata-se do novo álbum em quadrinhos do Ciberpajé (Edgar Franco) publicado pela editora Criativo. O termo “enteógeno” deriva do grego e significa “tornar-se divino interiormente”, Gordon Wasson batizou de enteógenos certas substâncias psicoativas utilizadas em rituais ancestrais. Enteogênicos é um álbum de quadrinhos expandidos que apresenta HQs poético-filosóficas e HQforismos inspirados em experiências de ENOC. - estados não ordinários de consciência – a partir da utilização dos enteôgenos cogumelos Psylocibe cubensis e da bebida ritualística xamânica Ayahuasca. Os quadrinhos poético-filosóficos - gênero em que o Ciberpajé é um dos pioneiros no Brasil - caracterizam-se pelo experimentalismo no traço, narrativa e texto, também por sua intencionalidade filosófica e pela brevidade das HQs; os HQforismos são um subgênero desses quadrinhos definidos pelo Ciberpajé e pela IV Sacerdotisa Danielle Barros e caracterizados por um único desenho aliado a um breve texto aforístico. 

Todas as HQs e HQforismos presentes em Enteogênicos são narrativas experimentais que surgiram a partir das vivências sinestésicas de experiências visionárias, sendo quase todas elas inspiradas por 3 práticas de ingestão dos cogumelos cubensis, e a última delas – Nuasca -, inspirada nas percepções da ingestão de 3 doses de Ayahuasca durante uma roda xamânica. As narrativas expandidas utilizam-se também do sistema mágiko-artístico da Aurora Pós-humana, universo ficcional transmídia do Ciberpajé que serve como ambientação para as HQs que funcionam como sigilos mágickos para sua transmutação. 


O Ciberpajé estará presente na III SketchCON, autografando o álbum. O evento tem a proposta de reunir quadrinhistas, desenhistas e ilustradores de todas as épocas, com novidades, lançamentos e republicações de histórias raras. Os visitantes conferem a presença de mais de 70 autores e artistas, no intuito de celebrar o desenho e seus criadores, autografando os álbuns em clima de bate-papo. Serão lançadas mais de 70 obras com tiragem limitada, em diferentes coleções, incluindo álbuns de quadrinhos, tiras e cartuns,  além de dicas de desenho. 

A III SketchCON acontecerá dia 13 de outubro de 2019, das 10 às 18hs, no  Jazz Restô & Burger, próximo ao metrô Ana Rosa, em São Paulo.



Enteogênicos pode ser adquirido com 20% de desconto em pré-venda no site da Editora Criativo. O álbum de 52 páginas tem formato grande, próximo do A4, capa cartonada colorida e lombada quadrada e no miolo impressão preto e branco em papel de alta gramatura. Aos que estiverem presentes na III SketchCON para cada 4 álbuns adquiridos o quinto será de graça.  

Confira algumas páginas do álbum em quadrinhos Enteogênicos:



Serviço:
Enteogênicos - Álbum em quadrinhos
Autor: Edgar Franco (Ciberpajé)
52 páginas - Formato 21x26 cm - Capa colorida e miolo em preto e branco 
Editora: Criativo,  São Paulo, outubro de 2019
ISBN: 978-85-8258-118-6
Preço: R$40,00 + despesas postais de envio.
Contato para adquirir o álbum: ciberpaje@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário