sábado, 4 de outubro de 2014

Está no ar o Canal 666BR!

CANAL 666 BR – Entenda!

O canal é um trabalho de web art que entrou no ar no dia 1 de outubro de 2014, durante a abertura da Exposição EmMeio#6, que integra o #13 ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia, em Brasília, no Museu da República.


O trabalho de web arte configura-se na forma de um canal/site de acesso irrestrito com transmissão infinita em loop eterno de uma versão acelerada dos 7 gols aplicados pela Seleção Alemã de Futebol na Seleção Brasileira de Futebol, durante a semifinal da Copa do Mundo 2014. 
Após a apresentação de cada gol aparecem em flash rápido as frases "Não Coma", "Não Beba", "Não Compre", fazendo uma alusão ao famoso experimento Vicarista que deu início ao estudo e aplicação das propagandas subliminares em Fort Lee, New Jersey ­ EUA no ano de 1956, quando Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor especial, taquicógrafo, que projetava intermitentemente na tela as frases "Drink Coke", "Eat Popcorn". 
A repetição do sinal subliminar causava efeitos no subconsciente do público, aumentando as vendas da Coca ­Cola em 57,7%. O som presente no canal 666 BR é a voz invertida de locutores esportivos de grandes canais de TV financiados por multinacionais elogiando a seleção brasileira durante a copa. A obra reflete sobre a indução ao consumo e o papel da mídia e da publicidade nesse contexto hiperconsumista.



CANAL 666 BR Para (Des)Hipnotizar as Massas. Transmissão 24 por dia, ininterrupta da programação mais iconoclasta do BRASIL!
 www.canal666br.com Web Arte de Edgar Franco & José Loures.


O que você achou da proposta? COMENTE!
Veja este vídeo gravado antes do lançamento do canal 666BR, sondando sobre o que as pessoas pensam ou imaginavam que seria o canal (filmado durante o "II Congresso Internacional da Faculdade EST: Religião, Mídia e Cultura", realizado em São Leopoldo, RS, de 8 a 12 de Setembro.)