segunda-feira, 18 de julho de 2016

Ciberpajé na SIQ - Semana Internacional de Quadrinhos, veja como foi!

Aqui em nosso blog nós tardamos, mas não falhamos! São tantos eventos que o Ciberpajé participa que às vezes as postagens se sobrepõem, mas finalmente eis a cobertura sobre a Semana Internacional de Quadrinhos, que aconteceu na UFRJ entre os dias 4 a 8 de maio de 2016, onde o Ciberpajé Edgar Franco fez parte da programação oficial. Esta postagem foi escrita por mim, Danielle Barros e pelo Ciberpajé. Por isso os trechos que cada um escreve tem a indicação da autoria.


Confiram como foi a programação Geral:
Atrações da SIQ 2016


A chamada publicada pela SIQ convidando para a mesa do Ciberpajé e do Carlos Lopes!


Primeiro vou começar falando sobre a mesa redonda com Carlos Lopes e o Ciberpajé Edgar Franco:

A mesa redonda com mediação de Osmarco Valladão, reuniu os dois artistas, Edgar Franco falou sobre as bases estéticas, pós-humanas e hipertecnológicas que influenciam suas criações. Carlos Lopes falou sobre sua trajetória na Dorsal Atlântica e as bases artísticas e políticas de seu novo projeto em quadrinhos.
A fala de cada um deles teve grande sincronicidade e confluência de visões de mundo. Foi incrível poder assistir a essa mesa! Ambos falaram de temas como: a arte genuína como auto cura, a importância de não submeter o processo criativo a lógica do mercado, a simbologia de "morrer" em vida para renascer para uma nova perspectiva, transmutado; as dificuldades e estratégias de como o artista pode viver de sua arte; a necessidade de abraçarmos nosso lado obscuro para transcendermos; o lado "B" da área acadêmica e do mainstream na área da música e quadrinhos; os êxtases e vales da carreira de cada um, as escolhas que forjaram o caminho; a espiritualidade e as sincronicidades presentes na vida e na arte; o lado político e filosófico que fundamentam cada criação; a importância de amar a si mesmo, e ter coragem de SER nesse mundo em que o TER predomina. O papel que a verdadeira ARTE tem no mundo, em nossa vida.
Foi uma mesa muito bonita, sincera e inspiradora! Quem assistiu pôde conhecer um pouco mais sobre cada um dos artistas e foi notória a conexão entre a trajetória de cada um. Edgar Franco inclusive confessou ser fã da banda Dorsal Atlântica e da arte do Carlos Lopes, e o Carlos reiterou que não poderia ter alguém melhor do que o Ciberpajé para dividir uma mesa com ele, uma vez que a visão de mundo que eles expuseram e compartilharam durante a conversa tinha muitas similaridades.
Foi realmente uma tarde fabulosa.      
IV Sacerdotisa Danielle Barros

Na primeira parte da fala do Ciberpajé, ele explicou as bases conceituais de seu universo ficcional da Aurora Pós-Humana e suas criações transmídia:

Foto Equipe SIQ

Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa

Carlos Lopes (Dorsal Atlântica) e Ciberpajé (Posthuman Tantra):



Foto IV Sacerdotisa

Ontem experienciei um encontro que considero histórico, estive como convidado em uma mesa da SIQ - Semana Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro (UFRJ), ao lado do lendário Carlos Lopes, mentor da banda Dorsal Atlântica. Foi incrível descobrirmos tantas similaridades em nossas experiências como criadores e seres humanos, e se eu já admirava Lopes antes, passei a admirá-lo muito mais depois de ouví-lo e conhecer um pouco da rica HQ que está desenvolvendo narrando poeticamente a história da Dorsal Atlântica. Agradeço ao amigo Octavio Aragão um dos organizadores da SIQ por proporcionar esse encontro e também ao público que prestigiou-nos durante mais de 3 horas. Na foto estou com um dos meus vinis da Dorsal que levei para Carlos autografar e ele com um CD do Posthuman Tantra com o qual o presenteei. (Texto de Edgar Franco, foto IV Sacerdotisa)


Foto de Luciana Sendyk
Ciberpajé e a Luciana Sendyk. Foto IV Sacerdotisa

Confira um trecho da mesa do Ciberpajé e Carlos Lopes:



Vídeo gravado pela Equipe SIQ

A lenda dos quadrinhos David Lloyd autografando o volume 1 da minissérie "V de Vingança", comprado na banca em Ituiutaba (MG) no ano de 1989. Lloyd ministrou uma palestra muito rica na SIQ - Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ, na qual defendeu o meio digital como alternativa de publicação de quadrinhos, burlando os atravessadores. (Texto de Edgar Franco, foto IV Sacerdotisa)



Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto Ciberpajé
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa


Ciberpajé (Posthuman Tantra) e Bruno Maia (Tuatha de Danann):

Foto IV Sacerdotisa

Depois do encontro marcado e cheio de sincronicidades com o grande Carlos Lopes (Dorsal Atlântica) em uma mesa da SIQ - Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ, aconteceu um desses "acasos" cósmicos e encontrei-me com outra personalidade ímpar e admirável da música pesada brasileira, o grande Bruno Maia, da lendária Tuatha de Danann, e do Braia e Kernunna. Uma honra e uma alegria! (Texto de Edgar Franco, foto IV Sacerdotisa)


O grande quadrinhista argentino Salvador Sanz, conferindo o meu álbum em quadrinhos "Retrogênese", parceria com Al Greco. Sanz, como eu, foi um dos convidados da SIQ - Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ. Durante sua mesa esclareceu detalhes interessantes sobre seu processo criativo e técnicas de desenho, ele é uma das grandes revelações recentes da HQ de FC e fantasia da América Latina. (Texto de Edgar Franco, foto IV Sacerdotisa)
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa

A "pose acadêmica", criada pelo Edgar Franco, exibida na mesa "do it yourself" do dia 05. — com Octavio Aragão, Amaury Fernandes, Manoel Magalhães, Osmarco Valladão, Hamilton Kabuna, Victor Moura e Carlos Hollanda.

Foto Equipe SIQ

O Ciberpajé ao lado de grandes feras, na SIQ - Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ. Da esquerda para a direita: Carlos Lopes, Octavio Aragão, eu e Osmarco Valladão. Octavio Aragão foi um dos organizadores da SIQ, e Osmarco mediou a mesa que integrei ao lado de Carlos Lopes, uma tarde incrível. (Texto de Edgar Franco, foto IV Sacerdotisa)

Foto IV Sacerdotisa
Foto Equipe SIQ
Foto IV Sacerdotisa
Foto IV Sacerdotisa

Após palestra do Profº Lawrence Groove:
Foto Equipe SIQ

Com o quadrinista Hamilton Kabuna:
Foto IV Sacerdotisa


Lápis desenhado por mim em um dos intervalos da SIQ - Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ. Arte pra um novo zine também concebido durante a SIQ, logo posto outro detalhes. (Texto e Arte do Ciberpajé)

Os fanzines da Aurora Pós-Humana também marcaram presença na Feira de publicações de autores independentes!




Foto Ciberpajé

Foto com pesquisadores de quadrinhos de todo Brasil - Paulo Ramos, Amaury Fernandes, Ciberpajé, Waldomiro Vergueiro, Nobu Chinen, Carlos Patati, Fabio Bola, Octavio Aragão e Danielle Barros:
Foto Hamilton Kabuna

A Semana Internacional de Quadrinhos foi mais uma valiosa oportunidade de encontro, reencontro, espaço para discussões de temas pertinentes sobre quadrinhos no âmbito nacional e internacional, e esperamos que novas edições sejam concretizadas, a qual teremos o maior prazer em participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário