O Festival e Exposição Virtual e Internacional Zonas de Compensação 7.0 é uma produção do Grupo de Pesquisa GIIP, do Instituto de Artes da UNESP. O tema dessa sétima edição é ADAPTABILIDADES NAS FRONTEIRAS DO ESPAÇO CONFINADO: expressões e interlocuções poéticas.
A exposição internacional conta com uma galeria virtual em 3D que poderá ser navegada pelos interatores remotos acionando as obras ao longo do percurso - VEJA A GALERIA VIRTUAL AQUI. A exposição virtual estará aberta à visitação livre entre os dias 16 e 26 de setembro. O Ciberpajé (Edgar Franco) e C.N.S. (Diogo Sores) tiveram sua videoarte "O Enterro dos Deuses" selecionada pela curadoria do festival para estar na exposição internacional. "O Enterro dos Deuses" tem como marco seu pioneirismo brasileiro na utilização da tecnologia Deep Dream, uma forma de inteligência artificial e rede neural que altera padrões identificados em imagens digitais, reorganizando-as para que sejam identificadas pelo olho humano, e gerando assim efeitos que remontam experiências visuais psicodélicas.
O videoclipe/videoarte de 3:30 minutos, uma produção D.I.Y. com criação e direção de C.N.S. e roteiro do Ciberpajé, tem como inspiração o aforismo recitado na música: "Quando todos os deuses forem enterrados com seus pretensos livros sagrados a humanidade despertará. A empatia e o amor reinarão na pós-humanidade!" Contextualizando a visualidade num deserto de areia e em uma pirâmide hermética que simboliza o túmulo cósmico dos deuses, e trazendo uma estética digital retrô noventista. A pós-produção da obra demandou um processo lento de inserção de cada um dos frames base do vídeo no Deep Dream para a obtenção dos frames finais. O resultado é uma intensa viagem psiconáutica digital e os criadores indicam assistir ao vídeo no escuro para melhor visualização dos efeitos visuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário