terça-feira, 9 de agosto de 2022

[Lançamento] Ciberpajé participa com arte de capa, artigo inédito e HQ, do periódico "Cadernos do ILP - Instituto do Legislativo Paulista V.3 N.2, 2022"


O Ciberpajé (Edgar Franco) participou ativamente do novo número dos  "Cadernos do ILP - Instituto do Legislativo Paulista ,V.3 N.2, 2022 - ISSN: 2675-8865", publicando o artigo inédito "Aurora Pós-Humana em Quadrinhos Autorais de Ruptura:processos criativos e paralelos com a Semana de Arte Moderna de 1922 (p.66 -69)", também  a história em quadrinhos "O Redescobrimento" (p. 70 - 76), e a arte de capa da edição tem sua assinatura e utiliza desenhos da HQ publicada. Baixe a edição na íntegra neste link.

O artigo do Ciberpajé foi escrito com base em sua fala em mesa redonda que aconteceu no Simpósio “AS ARTES DOS QUADRINHOS E ZINES (e além) SE ENCONTRAM COM AS ARTES DOS 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA”, coordenado pelo Dr. Gazy Andraus, que teve a proposta de revisitar a Semana de Arte Moderna de 1922, que completou seu centenário neste ano, a partir de um diálogo com a arte contemporânea dos quadrinhos e zines. 

A história em quadrinhos O Redescobrimento é uma ficção científica com a arte criada com lápis de cor e presta uma homenagem direta a grandes nomes da arte brasileira que influenciaram o Ciberpajé com seu ideário e questões estéticas. Sobretudo da arte modernista brasileira que teve como marco a Semana de 22, nomes que se consolidaram após os precursores artistas que integraram a semana abrirem espaço para a emergência modernista brasileira. Os três nomes modernistas homenageados na narrativa foram o pintor Cândido Portinari, a pintora Tarsila do Amaral, e o arquiteto Oscar Niemeyer. Mas é importante destacar que o objetivo da HQ era uma homenagem ampla à arte nacional engajada em questões sociais, e um nome da arte barroca também é homenageado na história, o notório escultor Antônio Francisco Lisboa (O Aleijadinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário