domingo, 24 de maio de 2015

Lançamento do livro "Quadrinhos & Educação" com capítulo de Edgar Franco sobre sua disciplina "Histórias em Quadrinhos de autor"

Será lançado em Leopoldina (MG), no dia 28 de maio de 2015, no II Entre Aspas Encontro de Pesquisadores em Arte Sequencial o livro "Quadrinhos & Educação" com a contribuição de pesquisadores sobre suas experiências no ensino com quadrinhos e fanzines e análises de publicações. O livro conta com capítulo do Ciberpajé Edgar Franco sobre sua disciplina "Histórias em Quadrinhos de autor" ministrada na Universidade Federal de Goiás, e um capítulo da IV Sacerdotisa Danielle Barros sobre sua trajetória nos quadrinhos, fanzines e atuação no ensino de Biociências e Saúde fruto de suas pesquisas de doutorado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Capa do livro Quadrinhos & Educação, vol. 1
Pelo grande número de material recebido serão 2 volumes, o primeiro volume ficou intitulado: "Quadrinhos & Educação, vol. 1: Relatos de Experiências e Análises de Publicações" (ISBN 9788584690336) E conta com a participação dos seguintes pesquisadores:
PARTE I: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
OS QUADRINHOS NA SALA DE AULA: COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS, p.9-22
Natania A. Silva Nogueira
A DISCIPLINA “HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE AUTOR”: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E PRÁTICA CRIATIVA DE QUADRINHOS NA PERSPECTIVA DA ARTE, p. 23-42
Edgar Franco
OFICINA DE QUADRINHOS – UFC: 30 ANOS DE UMA ÓPERA EM DOIS ATOS , p.43-60
Ricardo Jorge Lucena
Geraldo Jesuíno da Costa
BIOCIENSAÚDE - QUADRINHOS E FANZINES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE: HISTÓRIA DE UMA TRAJETÓRIA E DE SUAS DESCOBERTAS, p. 61-90
Danielle Barros Silva Fortuna
Tânia Cremonini de Araújo-Jorge
Paulo Roberto Vasconcellos-Silva
LUDICIDADE, CRIAÇÃO COLETIVA E COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS: OFICINA DE QUADRINHOS DO PROI-DIGIT@L COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA , p.91-98
Sérgio Paulino Abranches
Artur Vicente Bezerra Ferreira da Silva
Jônatas Ferreira da Silva
Priscilla Joyce Lêdo
Tayná Muniz dos Santos
QUADRINHOS E A JORNADA AUTOFORMATIVA: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS, p.99-106
Sabrina Paixão
PARTE II: ANÁLISES DE PUBLICAÇÕES
A REVISTA ILLUSTRADA E A EDUCAÇÃO NOS HÁBITOS E NAS ESCOLAS DA REPÚBLICA , p.107-118
Thiago Modenesi
AS HQS VÃO À LUTA: WILL EISNER E OS QUADRINHOS NO EXÉRCITO AMERICANO, p.119-138
Ed Sarro
‘A VERDADEIRA LIGA EXTRAORDINÁRIA’ E A ‘HISTÓRIA DO BRASIL EM QUADRINHOS’, p. 139-158
Renato Amado
USO PEDAGÓGICO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS TURMA DA TRIBO, p.159-168
Ivan Carlo
UM ÍNDIO NA IMENSIDÃO FARAÔNICA: O OLHAR EDUCACIONAL DO QUADRINHO TIKI SOBRE A RODOVIA TRANSAMAZÔNICA, p.169-176
Lucas Pimenta
Savio Queiroz Lima
ADAPTANDO BIOGRAFIAS DE CIENTISTAS PARA HQS: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO NA LINGUAGEM E CONFECÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS , p. 177-190
Edgar Smaniotto
A referência completa da edição é esta:
MODENESI, Thiago; BRAGA JR, Amaro X.. (Orgs.). Quadrinhos & Educação, Vol. 1: Relatos de Experiências e Análises de Publicações. Vol. I, Recife: Fac. dos Guararapes, 2015. ISBN 978-85-8469033-6.
O segundo volume está em processo de editoração e previsto para o mês de julho/agosto. Os autores poderão pegar suas respectivas edições na ocasião do evento em Leopoldina ou nas Jornadas da USP. Há um esforço conjunto para que haja o (re)lançamento dos dois volumes também durante as Jornadas Internacionais da USP em agosto.

As informações utilizadas neste post foram divulgadas pelos pesquisadores Thiago Modenesi e Amaro Braga.