quarta-feira, 16 de março de 2016

Ciberpajé ministra conferências e curso em Peruíbe, Praia Grande e Santos

Nos dias 11 e 12 de março de 2016, o Ciberpajé esteve na Baixada Santista a convite do CEFS - Centro de Estudos Filosóficos de Santos.
Dia 11 de março, Edgar Franco foi recepcionado pelo presidente do CEFS, Luiz Meirelles, e na companhia do Dr. Gazy Andraus seguiram para a bela cidade de Peruíbe, para a conferência "Arte, vida e transmutação na era da hiperinformação", que foi ministrada nas dependências da TV Vale das Artes para um público atento e interessado. Ao final, o Ciberpajé deu entrevista exclusiva para o "Jornal Cultural", que tem como âncora a jornalista Ecilla Bezerra, que também é 1a. Secretária da Academia Peruibense de Letras e diretora da TV Vale das Artes.
A jornalista escreveu um breve depoimento para a página do CEFS sobre a conferência:

"Ontem trouxemos o professor doutor Edgar Franco - o Ciberpajé - para falar sobre "Arte, vida e transmutação na era da hiperinformação". Edgar é quadrinista, capista, ilustrador, escritor, poeta, compositor, acadêmico, cantor, artista perfomático, artista plástico, professor universitário. Casado há 25 anos com uma musicista, tem CDs gravados. Vegano. E dono de uma simpatia, de um carisma envolvente. Falou durante duas horas para uma plateia atenta e inebriada, que deu boas risadas e teria ficado mais duas horas, sem se cansar. Tanto é, que ao final da apresentação, foi cercado pelos fãs e ainda ficou mais duas horas trocando ideias. Foi, sem dúvida, uma das melhores palestras que já trouxemos para Peruíbe." (Ecilla Bezerra)

Fotos de Luiz Meirelles, durante o Café Filosófico proferido pelo Ciberpajé, em Peruíbe, a convite do CEFS:

Foto: Luiz Meirelles
Foto: Luiz Meirelles
Foto: Luiz Meirelles
Foto: Luiz Meirelles
Entre as personalidades culturais de Peruíbe, esteve presente à palestra o escritor JorBS, que presenteou o Ciberpajé com duas de suas obras e escreveu uma breve resenha de sua experiência durante a palestra, que postou em seu blog. Eis a íntegra do comentário:

"Em sua palestra, o Ciberpajé abordou a condição humana de submissão ao poder do mercado em um mundo distraído e encantado com o consumismo em geral e sem perceber claramente a sua subordinação às forças da
mídia a serviço de interesses puramente mercantilistas. Tudo isto acontecendo no contexto acelerado da comunicação virtual, das experiências genéticas arriscadas e de um ser humano que, aos poucos, distancia-se de si mesmo e dos outros, mas que transmuta-se em outros seres do mundo animal, vegetal e até mesmo do mundo cibernético. Este é o cenário que o Ciberpajé descortinou com seu carisma envolvente para uma atenta platéia por cerca de duas horas. Diante dela projetou-se da mente do Ciberpajé a imagem de um ser humano ocidental prisioneiro da quantificação das emoções, preocupado com números no desempenho de suas relações baseadas mais no binômio cliente-fornecedor do que no humano-humano. Quem foi ganhou duas horas a mais no tempo. Posso provar isto: Depois de quase duas horas, quando a palestra acabou, parecia que tinham se passado apenas dois minutos!
Se tiver oportunidade de ver esta palestra, não falte! Vida longa e bela ao Ciberpajé!" (JorBS, poeta, escritor e membro da Academia Peruibense de Letras, de Peruíbe, SP)


Na foto, o Ciberpajé e JorBS, foi tirada nos estúdios da TV Vale das Artes, Em Peruíbe

No dia 12 de março, pela manhã, foi a vez da cidade de Praia Grande receber o Ciberpajé, o espaço para a conferência foi o aconchegante e agradável Sebo Café SP. A comitiva formada por Edgar Franco, Luiz
Meirelles, Gazy Andraus e Priscila Freire, foi recebida com muita atenção e carinho pelo proprietário Carlos e sua esposa e também pelo músico Di Fontana, que inclusive presenteou o Ciberpajé com seu novo álbum "Bateu Forte" - com música pop de qualidade, inteligente e muito bem arranjada, saibam mais AQUI. O público da palestra foi composto pelos frequentadores do sebo, muitos deles também escritores e poetas, incluindo Celso Corrêa de Freitas que deu ao Ciberpajé o livro " Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP", que inclui um capítulo histórico sobre a poesia de Praia Grande. A conferência, com o mesmo tema do dia anterior, também entusiasmou o público presente, que fez algumas questões instigantes ao final. Di Fontana postou na página do Sebo Café SP no Facebbok a seguinte frase resumindo a palestra:
"Uma energia maravilhosa, uma troca de informações e conhecimento sem igual, assim foi nosso café Filosófico, com o professor : Edgar, mais conhecido como Ciberpajé!!!" (Di Fontana)

Fotos do Café Filosófico do Ciberpajé em Praia Grande, no Sebo Café SP, por Luiz Meirelles e Di Fontana:











Ciberpajé com Celso Corrêa de Freitas, o Carlos e sua esposa, proprietários do Sebo Café SP.

Na tarde do dia 12 de março, foi a vez de Santos com o minicurso "Reflexões filosóficas sobre o pós-humano e seus desdobramentos artísticos", ministrado na sede do CEFS. No minicurso o Ciberpajé pode se aprofundar nas questões tratadas nas conferências e falar mais atentamente de sua produção artística.

Ciberpajé e participantes do minicurso em Santos

Em breve o vídeo das apresentações serão disponibilizados no site do CEFS, aguardem!
Foi uma turnê filosófica muito rica pela Baixada Santista. O Ciberpajé agradece ao CEFS, em especial ao seu presidente, o professor Luiz Meirelles, e também aos amigo Gazy Andraus e Priscila Freire, pela oportunidade e amizade. 
Um abraço cósmico e até a próxima vez!