No dia 29 de abril de 2017, sábado, o Ciberpajé ministrou o curso "Narrativas Gráficas nos Quadrinhos e Produção de Fanzines" no Espaço UEG Cultural, na cidade de Anápolis, Goiás. O curso/oficina enfocou a linguagem dos quadrinhos autorais, com destaque para os múltiplos processos criativos pesquisados por Edgar Franco e para sua trajetória como criador, também abordou os fanzines de HQ, principalmente do gênero poético-filosófico e envolveu um exercício de criação de um fanzine de HQforismos produzido pelos presentes.
A atividade gratuita foi promovida pelo "Projeto Oficina Leituras em Multimídia: Literatura e Quadrinhos em Diálogo com o Cinema", aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás e coordenado pelo professor Dr. Ademir Luiz da Silva (UEG). O curso, com a duração de 7 horas e 30 minutos, aconteceu das 8:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30. Os participantes receberam certificados emitidos pela Pro-reitoria de Extensão da UEG.
Entre os 31 alunos que estiveram presentes ao curso, estavam personalidades da cultura e do ensino em Anápolis como o Prof. Dr. Solemar Oliveira, a Profa. Dra. Débora Santos, o Msc. Tobias Goulão, a Msc. Pepita Afiune, a Msc. Lígia Carvalho, assim como grandes nomes da HQ anapolina como José Loures, Cláudio Dutra e Geraldo Monteiro, e jovens artistas emergentes como Marcus Vinicius Sartin, Luiz Antonio Martins Costa, entre outras feras. Foi uma honra e uma alegria para o Ciberpajé estar entre alunos tão incríveis e ele agradece a presença de todos os 31 alunos, o convite do Prof. Dr. Ademir Luiz e a acolhida carinhosa das funcionárias do Centro UEG Cultural - Anápolis. Seguem algumas fotos do curso gentilmente feitas por José Loures e Ademir Luiz.
Ciberpajé fala aos presentes durante o curso.
Ciberpajé fala aos presentes durante o curso.
Ciberpajé fala aos presentes durante o curso, aqui detalhando seus processos criativos.
Ciberpajé com parte do grupo de alunos que participou do curso.
Ciberpajé fala aos presentes durante o curso.
Ciberpajé fala aos presentes durante o curso.
O Ciberpajé e o quadrinista Cláudio Dutra com uma de suas impressionantes pinturas.
O Ciberpajé encantado com a técnica de Cláudio Dutra.
O Ciberpajé com os alunos na clássica pose acadêmica!
O Ciberpajé e Geraldo Monteiro com seu exemplar autografado de BioCyberDrama Saga (2. ed)
O Ciberpajé e os alunos quadrinistas com seus HQforismos em mãos.
O Ciberpajé e Cláudio Dutra com dois fac-símiles de capas criadas por ele que gentilmente presenteadas a Edgar Franco .
O Ciberpajé e José Loures com seu exemplar de BioCyberDrama Saga (2. ed).
O Ciberpajé e o grande amigo, artista multimídia e agitador cultural Ademir Luiz, o responsável pelo convite. Ademir segura seu exemplar autografado de BioCyberDrama Saga (2.ed.).
Cartaz oficial de divulgação, por Ademir Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário