terça-feira, 30 de maio de 2017

Quadrinhos & Arquitetura: Ciberpajé participa de banca de mestrado na UFJF

Ciberpajé foi o membro externo convidado para a defesa de dissertação do discente Carlos Eduardo da Rocha Santos no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

A instigante dissertação de Carlos Eduardo Rocha foi intitulada "As Histórias em Quadrinhos como Linguagem para o Ensino do Projeto de Arquitetura e Urbanismo", e teve como uma de suas importantes referências bibliográficas o pioneiro livro do Ciberpajé Edgar Franco, "História em Quadrinhos e Arquitetura", já em sua segunda edição lançada pela Editora Marca de Fantasia, confira aqui.

A pesquisa exploratória incluiu a avaliação da aplicação de quadrinhos como um dos métodos criativos para a apresentação do projeto de arquitetura e urbanismo em 8 disciplinas do curso na UFJF, sendo o trabalho pioneiro no Brasil a realizar tal proposição, o que levou a banca a indicá-lo para a publicação por sua qualidade e ineditismo. Uma investigação de mestrado com grande sagacidade e que incluiu ainda HQs criadas pelo pesquisador como abertura de cada um dos capítulos. 

Não poderia faltar a clássica pose acadêmica do Ciberpajé após a defesa. Na foto, da esquerda para a direita: Prof. Dr. Frederico Braida Rodrigues de Paula (co-orientador - UFJF), Prof. Dr. José Gustavo Francis Abdalla (orientador - UFJF), o novo mestre Carlos Eduardo Rocha, Ciberpajé (UFG), e o Prof. Dr. Marcos Martins Borges (UFJF).



O Ciberpajé agradece o convite do orientador Prof. Dr. José Gustavo Francis Abdalla, do aluno Carlos Eduardo Rocha e do PPG em Ambiente Construído da UFJF. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário