segunda-feira, 19 de junho de 2017

[Veja como foi] Lançamento de Sketchbook do Ciberpajé Edgar Franco pela editora Criativo em SP!

No domingo dia 11 de Junho aconteceu a I SketchCon, em São Paulo. O evento teve organização da Editora Criativo que promoveu 60 lançamentos simultâneos com a presença dos artistas, incluindo o SketchBook do Ciberpajé Edgar Franco. A convenção foi realizada no Jazz Restô e Burgers, localizado no Largo Dona Ana Rosa, 33, na Vila Mariana, das 13:00 às 18:00.  O Ciberpajé recebeu a visita de muitos amigos, autografou exemplares, concedeu entrevistas, e desfrutou um dia muito especial neste importante evento. 
A série "Sketch Book Custom" é uma sensacional iniciativa editorial da "Editora Criativo", de São Paulo. A coleção, que já publicou livros de dezenas de quadrinistas consagrados e emergentes de nosso país, dedica-se a fazer um registro gráfico dos estilos e peculiaridades de desenho dos artistas brasileiros, editando livros em um formato próximo do A4, cada um com 64 páginas de artes em preto e branco do artista enfocado. Entre os nomes consagrados que já tiveram seus Sketch Books lançados nessa incrível coleção destacamos Mozart Couto, Rodolfo Zalla, Julio Shimamoto, Marcatti, Laudo Ferreira e Gazy Andraus, esse último recebeu uma resenha do Ciberpajé que pode ser lida aqui.

Nas palavras do Ciberpajé:


"Um dia incrível para mim, no lançamento de meu SketchBook pela editora Criativo, em São Paulo, durante a SketchCon. Tive a alegria de reencontrar grandes amigos e ainda conhecer outros que só tinha contato pelo facebook! Desenhei em muitos livros e troquei ideias com pessoas incríveis!  GRATIDÃO A TODOS QUE FORAM LÁ PRESTIGIAR-ME e também à Editora Criativo pela oportunidade!" (CIBERPAJÉ)
(Na foto autografando o SketchBook do amigo Adaor  Oliveira)

( O Ciberpajé durante filmagem para os organizadores do evento,  foto da IV Sacerdotisa Danielle Barros,)

"Quando estou desenhando no exemplar de um amigo durante um lançamento, costumo mergulhar no agora, em algo que chamo de "Ritual de Presença", usando a arte como uma forma de meditação. Cada desenho é único e nunca será repetido, é fruto do momento. Sou atencioso com todos, gasto o tempo necessário até sentir que o desenho está finalizado, sempre diretamente à caneta, sem rascunho prévio. As linhas conduzem-me e passeio com elas, tento também entrar na vibração energética da pessoa para quem estou criando a arte e sempre funciona, crio uma espécie de sintonia fina com o outro. Para mim é um exercício mágico e lúdico!" (Ciberpajé)


(O Ciberpajé desenhando no exemplar dos amigos André Vilarinho e Toninho, durante a SketchCon, em São Paulo, foto de Adaor Oliveira)




(Alguns dos SketchBooks à venda na SketchCon, foto de Danielle Barros)

(Alguns dos SketchBooks à venda na SketchCon, foto de Danielle Barros)


(O Ciberpajé com seu SketchBook na primeira pose acadêmica do dia, foto de Danielle Barros)

(O Ciberpajé conferindo seu SketchBook, foto de Danielle Barros)


(Os amigos Gazy Andraus e Priscila Freire conferem o  SketchBook do Ciberpajé, foto de Danielle Barros)


(SketchCon repleta de gente, foto de Danielle Barros)

(SketchCon repleta de gente, foto de Danielle Barros)

(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença", foto de Danielle Barros)

(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença" no exemplar de Adaor Oliveira, foto de Danielle Barros)

(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença", foto de Danielle Barros)

(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença" no exemplar de Adaor Oliveira, foto de Danielle Barros)


(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença", ao seu lado o grande Daniel Vardi também lançando seu SketchBook, foto de Danielle Barros)

(Visitante conferindo o Sketchbook do Ciberpajé, foto de Danielle Barros)


(Ciberpajé  e o grande amigo Gazy Andraus que estava lançando seu SketchBook e também seu título da coleção PostCards da Criativo, foto de Danielle Barros)

(Daniel Vardi, Gazy Andraus e o Ciberpajé desenhando  em suas mesas na SketchCon, foto de Danielle Barros)


(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença" no exemplar de Whisner Fraga, foto de Danielle Barros)


(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença" ao lado do grande Gazy Andraus, expoente do quadrinho poético-filosófico, foto de Danielle Barros)


(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença" ao lado do grande Gazy Andraus, expoente do quadrinho poético-filosófico, foto de Danielle Barros)



(Daniel Vardi, Gazy Andraus e Ciberpajé,recebendo convidados na SketchCon, foto de Danielle Barros)


(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença" nos exemplar de Whisner Fraga e Enio Ferreira, foto de Danielle Barros)


(Ciberpajé durante entrevista para vídeo do evento, e o amigo Nobu aguardando pacientemente seu autógrafo foto de Danielle Barros)


(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença" no exemplar de Nobu Chinen, foto de Danielle Barros)

(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença", foto de Danielle Barros)

Confira as fotos da cobertura do evento com comentários do Ciberpajé sobre cada um dos amigos que prestigiaram o lançamento de seu Sketchbook:


DIMITRI BRANDI DE ABREU
Muita emoção e alegria contar com a inestimável presença de meu grande amigo Dimitri Brandi de Abreu durante o lançamento de meu SketchBook, na SketchCon I, em São Paulo. Dimitri é conhecido por seu trabalho incrível com uma das bandas mais inventivas do heavy metal brasileiro, o inigualável PSYCHOTIC EYES, e inclusive realizou com a banda o primeiro show de detah metal acústico do mundo! Mas seu talento não se resume a isso, sendo um artista multimídia, com destaque também para sua atuação como escritor com contos e um romance já publicados. Tenho realizado parcerias incríveis com Dimitri, desde a honra de ter participado de uma das faixas do CD mais recente da PSYCHOTIC EYES, passando pela alegria de tè-lo gravando um de meus aforismos para o projeto Ciberpajé e chegando à mais recente parceria nossa, unindo o Projeto Ciberpajé ao seu iconoclasta e sensacional projeto paralelo ANT[ISM], parceria que rendeu o EP "Ciberpajé - Concerto Pós-humano: A Execração dos Ismos" (que pode ser ouvido aqui: https://lunarelabel.bandcamp.com/…/concerto-p-s-humano-a-ex…). Durante o lançamento trocamos ideias e até acertamos minha participação no primeiro álbum do fabuloso ANT[ISM]. GRATIDÃO, GRANDE DIMITRI, POR SUA AMIZADE E PELAS INCRÍVEIS OPORTUNIDADES DE CRIARMOS JUNTOS. PARA MIM VOCÊ É UM GÊNIO DA MÚSICA POR QUEM TENHO GRANDE ADMIRAÇÃO E A SORTE DE CHAMAR DE AMIGO!  
(Ciberpajé e Dimitri Brandi em plena pose acadêmica, fotografados pela IV Sacerdotisa)

(Ciberpajé desenhando e autografando em seu "ritual de presença" no exemplar de Dimitri, foto de Danielle Barros)



IV SACERDOTISA DANIELLE BARROS
Foi com grande alegria que recebi a incrível IV Sacerdotisa Danielle Barros no lançamento de meu SketchBook, durante a SketchCon I, em São Paulo. Danielle foi uma das primeiras a chegarem e esteve lá durante todo o lançamento, fazendo a gentileza de tirar inúmeras fotos minhas com amigos e registrando meus autógrafos nos livros. Aproveitou a oportunidade para apresentar seu maravilhoso trabalho artístico com a personagem Sibilante e outros fanzines de HQforismos para os editores da Criativo. Danielle recebeu o título de IV Sacerdotisa da Aurora Pós-humana por seu envolvimento profundo com a minha obra, tornando-se uma estudiosa dedicada de meu trabalho e auxiliando-me em meu blog e nas páginas do Facebook. Criou 2 números do fanzine "Abismos do Lobo" em minha homenagem, lançou o fanzine de HQforismos "Equilíbrio Dinâmico" em parceria comigo, escreveu artigos acadêmicos e assinou comigo o livro "Processos Criativos de Quadrinhos Poético-filosóficos" (Marca de Fantasia), também está organizando meu livro de aforismos e um livro de entrevistas inéditas realizadas durante os 4 anos recentes, entre outras coisas. Tem auxiliado como ninguém na difusão de minha obra! Seu trabalho como pesquisadora é sagaz e belo, envolvendo oficinas de criação de quadrinhos e o impacto da criação para a integralidade do ser. Em breve defenderá seu doutorado na FIOCRUZ/RJ. MINHA ETERNA GRATIDÃO, IV SACERDOTISA, POR TUDO QUE TEM FEITO POR MIM E POR MINHA OBRA, E MINHA IMENSA ADMIRAÇÃO POR SEU GRANDE TALENTO E PELA PESSOA QUE VOCÊ É!


 (IVSacerdotisa com o Skethbook Edgar Franco durante a SketchCon I, foto do Ciberpajé)


FÁBIO FON & SORAYA BRAZ
Foi uma enorme alegria contar com a presença do casal de feras da arte & tecnologia brasileira, e grandes amigos Fabio Fon e Soraya Braz durante o lançamento de meu SketchBook, na SketchCon I, em São Paulo. Fabio lançou recentemente o incrível livro "Mentira de Artista", com uma abordagem muito sagaz sobre a mentira como mote para instigantes obras da arte contemporânea. Recebi de suas mãos alguns exemplares da obra para os pesquisadores do grupo de pesquisa Cria_Ciber(UFG), e agradeço imensamente a lembrança! GRATIDÃO POR PRESTIGIAREM O MEU TRABALHO, AMIGOS FABIO & SORAYA, RECEBAM O MEU CARINHO, A MINHA ADMIRAÇÃO E O MEU ABRAÇO. 

(Foto da pose acadêmica capturada por Danielle Barros) 

(Fábio FON, Ciberpajé & Soraya Braz, foto de Danielle Barros)


NOBU CHINEN
Grande fera da pesquisa dos quadrinhos no Brasil, o Dr. Nobu Chinen realizou seu doutorado na USP com a lenda Waldomiro Vergueiro como orientador, e é um dos organizadores das Jornadas em Quadrinhos da USP. Sempre admirei a seriedade e tenacidade das pesquisas de Nobu e foi com muita surpresa e alegria que tive a honra de desenhar em seu exemplar de meu SketchBook durante a SketchCon I, em São Paulo. AMIGO NOBU, GRATIDÃO POR SEU INTERESSE EM MINHA OBRA!
(O Ciberpajé e Nobu Chinen, foto da IV Sacerdotisa Danielle Barros)

Agora em pose acadêmica, Ciberpajé e Nobu (Foto de Danielle Barros)

WHISNER FRAGA
Outra fera que foi prestigiar o lançamento de meu SketchBook em São Paulo. O grande escritor Ituiutabano, meu conterrâneo, e um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea, Whisner Fraga. Whisner é meu amigo de infância e tive a honra de ser o primeiro a publicá-lo, isso em um fanzine e nos anos 80! Ele levou para o lançamento sua esposa Analu e tive a chance de conhecer a linda filha de ambos, Helena, e até fazer mágica para ela. Whisner levou-me de presente um exemplar de seu livro mais recente "Lúcifer e outros subprodutos do medo" (em minhas mãos na foto) e além do desenho exclusivo que fiz em seu SketchBook ainda desenhei no exemplar que ele adquiriu para o grande Enio Eustaquio Ferreira, presidente da ALAMI - Academia Ituiutabana de Letras, Artes e Música, da qual eu e Whisner somos - com muita honra e alegria - membros. GRATIDÃO MEU GRANDE AMIGO WHISNER, PELO APOIO À MINHA OBRA E PELA INCRÍVEL AMIZADE DE TANTOS ANOS! Estamos juntos nessa jornada vida, meu carinho a você, sua esposa e filha! 

(Na foto da IV Sacerdotisa, eu e Whisner fazemos a clássica pose acadêmica e Helena sorri)

 (Gazy Andraus, Ciberpajé e Whisner Fraga, foto de Danielle Barros)

(Gazy Andraus, Ciberpajé e Whisner Fraga com Helena no Colo e Analu fotografando, foto de Danielle Barros))

DANIEL VARDI
Eu e o grande amigo Daniel Vardi durante a SketchCon I, em São Paulo. Daniel é um grande batalhador da cultura alternativa brasileira, com forte ligação com o gênero terror. Foi o idealizador da "Terror Fest" que aconteceu em 2016 e da qual tive a honra de ser um dos convidados ao lado de grandes feras e criadores do gênero no país. É também um dos editores da incrível revista "Contos do Absurdo" ao lado de Alexandre Winck, título que investe no gênero terror com materiais de grande qualidade! Já sabia que Daniel Vardi desenhava, e tinha visto algo de suas criações aqui no face, mas fui surpreendido por seu SketchBook, também lançado na SketchCon, incluindo suas artes em diversas técnicas - do lápis à xilogravura - e revelando sua notável fixação em desenhar lobisomens. Trocamos muitas ideias e ainda fui presenteado por Daniel por uma SENSACIONAL VERSÃO SUA DO CIBERPAJÉ! Desenhada ali na hora e que logo vou postar aqui! AMIGO DANIEL VARDI, GRATIDÃO ETERNA PELO QUE TEM FEITO POR MIM E POR MINHA OBRA! LONGA VIDA A VOCÊ E A TODOS OS SEUS PROJETOS E CONTE SEMPRE COMIGO! 


(O Ciberpajé e Daniel Vardi com os SketchBooks lançados na SketchCon I, foto de Danielle Barros)


(IV Sacerdotisa Danielle Barros, Ciberpajé e Daniel Vardi, em selfie de Daniel Vardi)

 (O Ciberpajé e Daniel Vardi conhecendo os SketchBooks um do outro, foto de Danielle Barros)

(Pose acadêmica! Foto de Danielle Barros)

(O incrível retrato do Ciberpajé feito por Daniel Vardi! Foto de Daniel Vardi)


RYNALDO PAPOY
Meu sorriso de alegria por finalmente conhecer o grande amigo Rynaldo Papoy durante o lançamento de meu SketchBook em São Paulo na SketchCon I. Rynaldo é um artista multimídia sensacional, e realizou já uma dezena de videoclipes de fã para a minha banda Posthuman Tantra, todos muito peculiares e incríveis, 3 deles de tão impactantes tornaram-se videoclipes oficiais da banda. Rynaldo tem criado HQs fenomenais em parceria com Gilberto Queiroz e segue produzindo seus curtas e longas independentes. No emocionante encontro trocamos materiais, ele levou o último exemplar de seu livro "Suicídio Espiritual", uma raridade, como presente e eu levei para ele o Split CD do Posthuman Tantra com o Emme Ya, lançado no Japão, outra raridade. De quebra autografei e desenhei no seu exemplar da minha revista "Artlectos e Pós-humanos # 1". Armamos novas parcerias e reforçamos nossa identificação nesse mágico encontro! GRATIDÃO POR TUDO QUE TEM FEITO POR MIM E PELO POSTHUMAN TANTRA NESSES ANOS, AMIGO RYNALDO, receba sempre meu carinho e minha admiração! 

(Rynaldo com seu raro exemplar da Artlectos & Pós-humanos 1 - que levou para ser autografado - e Split do Posthuman Tantra em mãos, e o Ciberpajé segurando o livro de poemas de Rynaldo "Suicídio Espiritual". Foto da IV Sacerdotisa)

(Ciberpajé autografando o exemplar de Artlectos & Pós-humanos 1 de Rynaldo Papoy. Foto de Danielle Barros)

 A irreverente pose acadêmica de Rynaldo e Ciberpajé (Foto  de Danielle Barros)

(Rynaldo e o Ciberpajé falando de novos projetos. Foto de Danielle Barros)

ANDRÉ VILARINHO, ADAOR OLIVEIRA & TONINHO
Está certo que o Facebbok tem um lado perverso, mas tem também muitos aspectos positivos! Essa foto registra o meu reencontro com um grande amigo de infância e adolescência, o fera André Vilarinho, nascido e criado lá na minha amada Ituiutaba, com quem pela sorte de ter facebook pude reforçar laços de amizade e que honrou-me com sua presença no lançamento de meu SketchBook em São Paulo. E como se isso não fosse já incrível, ainda tive a chance de conhecer pessoalmente o grande amigo Adaor M Oliveira, que conhecia só do face e também o companheiro de mais de 20 anos de André, o Toninho. Foi uma grande alegria recebê-los lá no Jazz Restô e Burger! GRATIDÃO, MEUS AMIGOS, ESPERO REVÊ-LOS EM BREVE! Na foto, tirada pela IV Sacerdotisa Danielle Barros, da esquerda para a direita: Eu, Toninho, Adaor M Oliveira e André Vilarinho com o SketchBook com meu desenho exclusivo em mãos.

(Ciberpajé, Toninho, Adaor e André. Foto de Danielle Barros)

(Ciberpajé em seu ritual de presença. Foto de Adaor Oliveira)

Selfie de Adaor e IV Sacerdotisa

IV Sacerdotisa, Ciberpajé, Toninho, Adaor e André na clássica pose acadêmica!

(Mais uma pose acadêmica! Foto de Danielle Barros)


RICARDO SABATINI
Entre muitas feras que foram prestigiar o lançamento de meu SketchBook na SketchCon em São Paulo, recebi lá o amigo Ricardo Sabatini, um admirador do meu trabalho que tem acompanhado todos os meus lançamentos. Uma pessoa sensível com uma visão de mundo parecida com a minha em muitos aspectos. GRATIDÃO POR SUA GENEROSIDADE e PELO CARINHO PARA COM MINHA OBRA, amigo Ricardo, estamos juntos nessa jornada chamada vida! Na foto Ricardo segura o SketchBook com meu desenho exclusivo e eu estou com o álbum "Duetos Essenciais", lançamento meu pela Marca de Fantasia também adquirido por ele no evento.

(Ricardo & Ciberpajé na pose acadêmica! Foto da IV Sacerdotisa Danielle Barros)


LUCAN HENRIQUE
Eu e o amigo Lucan Henrique, talento emergente da HQ nacional que eu só conhecia pelas redes sociais e que tive o privilégio de conhecer pessoalmente durante o lançamento de meu SketchBook, na SketchCon I, em São Paulo. Lucan desenvolve HQs independentes com seu peculiar traço e grande domínio dos contrastes e colabora em um projeto de disseminação da linguagem das HQs em uma comunidade carente de São Paulo. Foi uma grande alegria e emoção conhecê-lo pessoalmente e ainda tratamos de uma parceria que em breve se concretizará! GRATIDÃO, AMIGO LUCAN, POR SUA VALIOSA PRESENÇA NO EVENTO! GRANDE ABRAÇO DO CIBERPAJÉ.



 (Ciberpajé e Lucan batendo papo. Foto de Danielle Barros)

 (Ciberpajé mostra o desenho e autógrafo feitos no exemplar de Lucan. Foto de Danielle Barros)

(Lucan e o Ciberpajé na pose acadêmica! Foto de Danielle Barros)

(Lucan Henrique e o Ciberpajé fotografados pela IV Sacerdotisa Danielle Barros)


BIRA DANTAS
Imagine a minha emoção ao desenhar e autografar meu Sketchbook para um dos quadrinistas brasileiros que mais admiro, o inigualável mestre Bira Dantas! Bira é um dos mais versáteis artistas do traço brasileiro, além de ser cartunista premiado, caricaturista talentoso, ainda realiza HQs incríveis com profundo domínio do enquadramento e do traço, e apesar de toda a importância de sua obra no contexto da HQ nacional, nunca deixou de ser uma figura humana incrível, humilde, cheio de amistosidade, carinho e respeito pelos colegas. Defende suas posições políticas com a veemência e inteligência de quem sabe do que fala, mas tem serenidade para compreender outros pontos de vista. Além de todas essas grandes qualidades Bira ainda tem uma rara consciência da importância dos quadrinistas unirem-se como categoria social e trabalhista em busca de seus direitos e da expansão de sua atuação, sendo um dos nomes seminais à frente da AQC-ESP - Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo - que entre outras atividades importantes realiza anualmente a cerimônia de entrega do Troféu Ângelo Agostini que busca valorizar a atuação dos profissionais do segmento. Bira também lançou na SketchCon seu impressionante SketchBook que eu trouxe para casa com um belo autógrafo e desenho dele, além de ter lançado um volume seu na coleção PostCards também da Editora Criativo. AMIGO BIRA, GRATIDÃO ETERNA POR SUA AMIZADE E POR PRESTIGIAR SEMPRE A MINHA OBRA. RECEBA MEU ABRAÇO E MINHA PROFUNDA ADMIRAÇÃO PELO GRANDE ARTISTA E FIGURA HUMANA QUE VOCÊ É!


(O Ciberpajé captando a energia de Bira Dantas e criando arte exclusiva em seu exemplar do Sketchbook. Foto de Danielle Barros)


(O Ciberpajé e Bira Dantas na pose acadêmica! Foto de Danielle Barros)


(Ciberpajé e Bira Dantas fotografados pela IV Sacerdotisa Danielle Barros) 

CLAUDIO ELLOVITCH
O grande Claudio Ellovitch, um dos cineastas mais impactantes da cena contemporânea, investindo em um cinema inspirado por magia, caoísmo e ENOCs, honrou-me com sua nobre presença no lançamento de meu SketchBook durante a SketchCon, em São Paulo. Estamos há tempos ensaiando uma parceria que em breve frutificará! GRATIDÃO POR SUA AMIZADE E POR PRESTIGIAR O MEU TRABALHO, AMIGO CLAUDIO!

(Ciberpajé e Claudio trocando ideias sobre magia de sigilos e ENOC. Foto de Danielle Barros)


(Ciberpajé e Claudio Ellovitch fotografados pela IV Sacerdotisa Danielle Barros) 


(Ciberpajé e Claudio na pose acadêmica. Foto de Danielle Barros)

OMAR VIÑOLE
Durante a SketchCon, em São Paulo, tive a chance de entregar em mãos, ao grande quadrinista Omar Viñole, seu exemplar do álbum "Duetos Essenciais", publicação da Editora Marca de Fantasia" que reúne parcerias minhas com 23 artistas da cena da HQ alternativa brasileira. Omar é um desses artistas e participou do álbum arte finalizando uma de minhas HQs com seu belo traço! GRATIDÃO, AMIGO OMAR, POR SUA AMIZADE DE TANTOS ANOS E POR BRINDAR-NOS SEMPRE COM GRANDES OBRAS!

(Omar  com "Duetos Essenciais" em mãos, e o Ciberpajé. Foto da IV Sacerdotisa Danielle Barros) 


(Omar e o Ciberpajé trocam ideias. Foto de Danielle Barros)

CLAYTON POLICARPO
Clayton Policarpo é um grande amigo! Uma pessoa admirável, um pesquisador brilhante e sensível da arte! Clayton foi meu aluno na arquitetura da PUC-Poços de Caldas, e já era uma das feras da época, com grande sensibilidade e inteligencia! Graduou-se e foi alçar altos voos realizando o mestrado e agora fazendo o doutorado na PUC-SP sob orientação de uma das maiores mentes da comunicação no país, a inigualável Santaella Lucia, por quem nutro profunda admiração pela sagacidade e grande percepção além de seu tempo em suas pesquisas. Clayton tem um grande carinho por mim e por minha obra, e faz questão de estar presente nos eventos e lançamentos que realizo em São Paulo, inclusive fui palestrista em uma das Bienais do Livro em São Paulo devido à sua indicação de meu nome para a comissão do evento. Foi uma grande alegria recebê-lo no lançamento de meu SketchBook na SketchCon, em São Paulo, onde tivemos a chance de trocar ideias sobre nossos projetos de vida. GRANDE AMIGO CLAYTON, GRATIDÃO ETERNA POR SEU CARINHO PARA COMIGO E COM MINHA OBRA! VOCÊ É FERA! CONTE SEMPRE COMIGO NO QUE PRECISAR, E MUITO SUCESSO EM SUA CAMINHADA PELA ARTE E PELA VIDA!


(O Ciberpajé e Clayton na pose acadêmica! Foto da IV Sacerdotisa Danielle Barros)

ANDREAS AXIKERZUS SAHAZA
Uma honra grande contar com a inestimável presença do grande amigo Andreas Axikerzus Sahjaza no lançamento de meu Sketchbook, na SketchCon, em São Paulo. Andreas, também conhecido como Lord A., é o maior estudioso do vampirismo no país, mentor da Rede Vamp, juntamente com sua incrível parceira Xendra Sahjaza, tem promovido inúmeros eventos que valorizam a cultura gótica e darkwave em São Paulo e no Brasil. Suas ações incluem também a publicação de revistas, uma rádio e um podcast com entrevistas sensacionais com grandes nomes da cultura darkwave brasileira e mundial, e até a produção de um refinado e saboroso vinho, o Redevivo, que tive o prazer de degustar como um presente especial de Andreas. A VOCÊ, AMIGO ANDREAS, MINHA PROFUNDA GRATIDÃO POR TUDO QUE TEM FEITO POR MIM E POR MINHA OBRA, E TAMBÉM MINHA PROFUNDA ADMIRAÇÃO POR SEU TRABALHO!
(O Cyberpajé e Andreas. Foto da IV Sacerdotisa Danielle Barros)


(Clayton Polycarpo, Claudio Ellovitch, Ciberpajé & Andreas. Foto de Danielle Barros)

MARCIAL BALBÁS
Eu e o grande Marcial Balbás, responsável pela incrível editoração e projeto gráfico de meu SketchBook! Foi uma das pessoas especiais que tive a chance de conhecer pessoalmente durante a SketchCon I, em São Paulo nesse final de semana. Gratidão, amigo Marcial e também ao Carlos e à Editora Criativo pela oportunidade!

(Foto de Danielle Barros)

ENIO EUSTAQUIO FERREIRA
O amigo Enio foi o primeiro a receber um exemplar do Sketchbook após a SketchCon, seu exemplar foi autografado por mim durante o evento e enviado pelo amigo Whisner Fraga. Enio escreveu essas palavras ao receber o livro: "Sensacional! Acabei de receber o estupendo, excelso, magnífico livro Sketch Book Custom, volume 1, do fabuloso autor Edgar Franco, nosso primeiro e único Ciberpaje! Olhem a minha cara de alegria! Tudo com o autógrafo e um desenho especialmente feito dedicado a mim! Obrigado meu colega acadêmico! Viva!" Enio é um talentoso amigo e colega acadêmico da ALAMI - Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba, Enio Eustaquio Ferreira. Minha ETERNA GRATIDÃO AO AMIGO ENIO POR SEU APOIO INCONDICIONAL À MINHA OBRA, PELOS INCRÍVEIS ESPAÇOS QUE AO LONGO DOS ANOS TEM ABERTO PARA MINHAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NO MEU AMADO MUNICÍPIO NATAL, ITUIUTABA! E POR SUA INCRÍVEL ATUAÇÃO COMO PRESIDENTE DA ALAMI, UM DOS MAIORES BATALHADORES DA CULTURA ITUIUTABANA! minha gratidão também ao colega acadêmico e grande amigo Whisner Fraga que fez o livro tão rapidamente chegar às mãos de Enio. Vocês são FERAS!
Enio Eustaquio Ferreira com Sketchbook do Ciberpajé Edgar Franco 


(Fotos externas do Jazz Restô & Bugers onde foi realizado o evento, foto de Danielle Barros)


(Fotos externas do Jazz Restô & Bugers onde foi realizado o evento, foto de Danielle Barros) 

Confiram um trecho do depoimento que o Ciberpajé deu à organização do evento, vídeo da IV Sacerdotisa Danielle Barros:



Veja imagens do Sketchbook do Ciberpajé Edgar Franco:

Capa do "SketchBook Custom Edgar Franco", da Editora Criativo


 Página do "SketchBook Custom Edgar Franco", Editora Criativo


Página do "SketchBook Custom Edgar Franco", Editora Criativo


Foto de Marcial Balbás, SketchBook Edgar Franco no Jazz Restô e Burgers, em São Paulo

Como adquirir:

Captura de tela do site da Editora Criativo

"Para mim é uma grande honra fazer parte dessa seminal coleção e ter meu trabalho sendo lançado ao lado de grandes feras da HQ nacional. Agradeço especialmente ao Carlos Rodrigues, diretor editorial da Criativo, e ao Marcial Balbás, responsável pelo projeto gráfico do livro, pela incrível oportunidade" (Ciberpajé)

O SketchBook já está a venda no site da Editora Criativo..

O Ciberpajé reitera sua gratidão à Editora Criativo e a todos que foram prestigiar o lançamento!